A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO ACERCA DA SINALIZAÇÃO EM AMBIENTES TURÍSTICOS: COMO O VISITANTE SE ORIENTA NA PRAIA DE IRACEMA?
Resumo
Frente à crescente popularização das novas ferramentas digitais para orientação espacial, cabe questionar como o convívio com sinalizações analógicas e digitais afetam a percepção do usuário em áreas turísticas? Em tal perspectiva, este trabalho tem por objetivo investigar como as informações de sinalização em ambientes turísticos têm sido percebidas e acessadas pelos usuários, de modo a compreender os hábitos relacionados às opções de interfaces analógicas e/ou digitais, bem como apontar mudanças em questões de sociabilidade e interação urbanas. O estudo de caso recai sobre o bairro turístico da Praia de Iracema, que esteve à frente da eleição da capital cearense como cidade criativa em Design pela UNESCO em 2019. Este bairro, um reduto da boêmia e do lazer noturno, transformou-se progressivamente um ambiente turístico integrado ao cenário globalizado das cidades-mercadoria. A metodologia adotada para a pesquisa faz uso da revisão bibliográfica, das técnicas de avaliação pós-ocupação e da aplicação de um questionário para identificar práticas, preferências, hábitos, índices de satisfação e perfis de visitantes e turistas. Busca-se, assim, oferecer uma compreensão atualizada dos aspectos pertinentes à orientação espacial, permitindo reconhecer novas dinâmicas sociais, fragmentadas por grupos geracionais e sob influência cada vez maior do uso de artefatos digitais. Os resultados da investigação apontam que o usuário faz uso tanto da informação analógica quanto digital, e se satisfaz com aquela que lhe parece mais eficiente. Na Praia de Iracema, sobressai o excesso de mensagens conflituosas, havendo carência de interfaces físicas mais eficientes, padronizadas, atualizadas e, também, integradas aos sistemas de natureza virtual.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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