O CINEMA E AS MASCULINIDADES DESVIADAS NO NORDESTE CONTEMPORÂNEO
Resumo
Este resumo se propõe, a partir da análise fílmica e seus desdobramentos, produzir uma cartografia das novas masculinidades nordestinas através dos longas-metragens Tatuagem, Praia do Futuro e Boi Neon que apresentam um nordeste com paisagens, corpos e discursos distintos. Os protagonistas destes filmes são assombrados pela norma da masculinidade presente na cultura, discursos e estéticas que preservam uma certa tradição da figura masculina do homem nordestino. Os diretores nos apresentam o sertão e o litoral, porém, as paisagens periféricas urbanas poderiam compor cenários de qualquer região do país, ou do mundo. O olhar masculino que dominou a arte, o pensamento e a ciência ocidental é confrontado pelas cenas que nos apresentam personagens que sabotam, e ao mesmo tempo reproduzem, as normas de gênero. O mito do cabra macho nordestino parece está em constante atualização. Através das histórias, mise-en-scène, estéticas, e demais elementos cinematográficos, analisaremos como também se caracteriza o que nomeamos de cinema contemporâneo. Os personagens dos filmes Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), Praia do Futuro (Karim Aïnouz, 2014) e Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2015) são homens que desejam outros homens, ou homens que performatizam o feminino ou são simplesmente homens heterossexuais que não se adéquam aos papéis sociais e culturais da masculinidade nordestina. Por isso, usaremos o conceito masculinidades (no plural). É importante destacar que existem filmes anteriores e póstumos que também retratam a subversão do gênero e das sexualidades, esses filmes fortaleceram o percurso da pesquisa e da escrita, como uma espécie de etnografia da imagem e do som onde a “masculinidade oficial” será interpelada. Este projeto também propõe o exercício de aproximação entre as masculinidades desviadas no cinema contemporâneo com as figuras masculinas do Cangaço.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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