PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE USUÁRIOS COM ALERGIA ALIMENTAR
Resumo
As práticas informacionais são construídas pelos sujeitos sociais na medida em que participam da busca por informação. O usuário da informação ou um grupo de usuários se define como aquele indivíduo que necessita, busca, e utiliza a informação para desenvolvimento de suas atividades em seu dia-a-dia. Dessa maneira, nota-se que para um determinado grupo, a busca pela informação mantém relação com sua saúde alimentar. De acordo com dados divulgados em 2009 pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), as reações alimentares de causas alérgicas acometem aproximadamente 2-3% dos adultos. Nessa concepção, não há no mercado um documento com informações indicando os alimentos a serem consumidos na alimentação de pessoas alérgicas, ou mesmo uma cartilha com informações prescritas, como ocorre no caso dos medicamentos, que acompanham uma bula com várias orientações ao paciente. Assim, a relevância dessa pesquisa está no intuito dar continuidade aos resultados obtidos em estudo monográfico da graduação. Nessa oportunidade compreender como e por que as pessoas buscam informação é questão norteadora, em outra proposição, é entender como ocorre a mediação da informação nas práticas informacionais das pessoas com alergias alimentares. A investigação terá como objetivo geral compreender as práticas informacionais adotadas por pessoas com alergias alimentares. A metodologia se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, e o instrumento utilizado será a entrevista semiestruturada com pessoas que possuem alergias alimentares.com amostra ainda indefinida. Almeja-se detectar a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as práticas informacionais principalmente visualizando o usuário enquanto sujeito informacional que se utiliza fontes de informação, conforme sua necessidade. Ao participar dessas interações, poderão causar impactos na vida de outras pessoas, pois, esses sujeitos constroem e modificam suas próprias realidades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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