A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Objetivamos com esse estudo apresentar os questionamentos sobre a formação do professor para educação inclusiva, com foco nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, de forma a averiguar a existência ou não de disciplinas como Educação Especial, Educação Inclusiva, Libras e/ou outras que se liguem à práticas de ensino na área, na matriz curricular. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Grupo Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFC. As informações foram coletadas junto aos PPC’s dos cursos e, confrontadas com entrevistas com os discentes, esse levantamento foi realizado durante o segundo semestre 2019.O referencial teórico envolve autores que versam sobre a educação inclusiva e suas demandas sociais como Figueiredo(2002), Mantoan (2011) e Costa (2015) dentre outros.Apesar de a temática de reflexão aqui empreendida ser bastante discutida no contexto educacional, ainda existe um hiato entre a teoria e a prática quando o assunto é inclusão sendo,ainda,um percurso extenso para que se ultrapasse os limites da integração social e proporcione-se as condições necessárias para uma inclusão efetiva: social,cultural, cognitiva e de empregabilidade. As escolas, em sua maioria,ainda não são espaços de acolhimento, participação e aprendizagem de todos os sujeitos.Nessa perspectiva acreditamos que a formação dos professores deve estar pautada em discussões sobre o direito de todos à educação e em como podemos criar uma visão inclusiva,na origem da formação, nos cursos de licenciatura.A fragilidade na formação inicial dos docentes,que saem da universidade sem considerar que possuem os aparatos necessários para desenvolver ações inclusivas em sala de aula e a ausência de disciplinas,dentro dos PPC’s dos cursos de licenciatura que proporcione, nessa formação inicial,o favorecimento o favorecimento de uma prática inclusiva.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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