AS PALAVRAS QUE MOVIMENTAM O MUNDO: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA.
Resumo
As palavras dizem o mundo. É com elas que percebemos e construímos nossas interpretações de sociedade. A partir de Koselleck pensando nisso temos que entender a importância da leitura e dos usos da linguagem. Refletindo sobre essa questão percebemos que mesmo a palavra carrega significados e significantes, estando em constante mudança na sua sincronia e diacronia, ou seja, as palavras não são estáticas elas na verdade estão em constante mudança e dialogando com o espaço onde ela se encontra. Assim sendo, consideramos que os campos da literatura e história se imbricam, pensamos então suas interdisciplinaridades, nesse caso buscamos trazer palavras geradoras da maneira pensada por Paulo Freire, ou seja, as palavras/conceitos que dão inelegibilidade ao mundo, entendendo também que esses conceitos estão em disputa no âmago da sociedade. Seguindo essa perspectiva teórica, trabalhamos com turmas do 3° ano, na Escola Figueiredo Correia, usando a metodologia das palavras/conceitos para que os(as) discentes percebessem como as palavras são constituídas de significações diversas, utilizamos a metodologia da aula oficina e dialógica, partindo desde uma palavra apenas, até músicas e poesias que eles(as) para que fossem levantadas as suas significações possíveis, após uma pergunta/problema lançada(o) eles(as) pelo(a) professor(a). Feito isso, procuramos estimular que os(as) alunos(as) construíssem possibilidades de análises mais amplas desde as leituras de texto até a percepção das atribuições de palavras em matérias de jornais. Destarte, percebemos que em alguns casos o conhecimento prévio dos(as) alunos(as) foi mobilizador das inquietações, assim como as perguntas/problemas levados por nós até eles(as) criaram novas possibilidades de análise das narrativas que eles(as) construíram ao longo da oficinas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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