ENGAJAMENTO DIGITAL E SOCIAL DE MORADORES DO BAIRRO PICI A PARTIR DA METODOLOGIA EDUCOMUNICATIVA
Resumo
Aprender é inerente a todo ser humano, em todas as fases da vida. Entretanto, pessoas na idade adulta mais avançada são geralmente estereotipadas como aprendizes lentos ou até mesmo incapazes. Este tipo de preconceito e até de exclusão é denominada de “idadismo” por Castro (2015). Quando tal aprendizagem diz respeito ao uso de ferramentas tecnológicas, adiciona-se mais uma camada de exclusão, tendo em vista que adultos mais velhos são tidos como inaptos para alcançar a apropriação tecnológica de forma competente. Este trabalho trata de uma investigação qualitativa da experiência metodológica desenvolvida no projeto de extensão universitária “UFC e A Comunidade”, onde se busca o letramento digital de um grupo de mulheres artesãs da comunidade do Planalto Pici. O projeto, desenvolvido no Instituto UFC Virtual, busca promover o contato sadio entre universidade e comunidade, a partir de oficinas em mídias digitais ofertadas pelos próprios alunos. Usando a metodologia educomunicativa através dos fundamentos pedagógicos de Paulo Freire, dentre outros, buscou-se uma aprendizagem baseada no diálogo, na troca de saberes e no entendimento de que “educar é sempre comunicar”. Através de entrevistas com moradores do Pici que participam das oficinas oferecidas por alunos do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais, com temas voltados para a tecnologia, buscamos compreender o valor e a eficácia da metodologia escolhida para o projeto. Buscamos ainda destacar a importância da inclusão digital na vida dos residentes do referido bairro. Nesse sentido, queremos mostrar a importância que o projeto tem não somente para os moradores da comunidade, mas também para os estudantes da UFC que se voluntariaram a participar desse projeto, levando a aprendizagem para além dos muros da UFC. Segundo Froés Burnham (2000), a aprendizagem pode ocorrer envolvendo mutuamente os sujeitos nelas envolvidos, que mesmo inconscientemente, transformam-se, reconstruindo suas visões, opiniões, conhecimentos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.