ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA EM GRUPOS INFANTIS
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência acerca da vivência, observação e aplicação das técnicas docentes da metodologia do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas nos grupos infantis iniciantes de Violino e Viola da extensão, sendo eles as Andorinhas A (crianças de 6 aos 8 anos) e B (dos 9 aos 12) durante o período de Março a Novembro de 2019. Essas duas turmas iniciaram o ano com cerca de 15 crianças cada turma, e realizou três apresentações musicais por semestre de acordo com o conteúdo aprendido. Essa metodologia foi implementada no curso de Música no ano de 2015 com a chegada da professora Liu Man Ying na docência, o que acarretou a criação das disciplinas de Violino e Viola e da criação dos grupos de extensão gratuitos abertos à comunidade onde esta estrutura de ensino é aplicada. O objetivo deste relato é compartilhar as técnicas aprendidas e a experiência de trabalhar pela primeira vez com um grupo infantil totalmente iniciante - contando com a parceria e ajuda de três outros bolsistas – duas delas já tendo experiência na área e o outro, nenhuma –, as dificuldades e os caminhos tomados para a superação dessas adversidades e ainda mostrar como essa prática é importante para o crescimento dos alunos do curso de Música. Os resultados obtidos foram positivos, pois a grande maioria dos alunos que obtiveram uma frequência nas aulas e ensaios ao longo do ano conseguiu aprender e internalizar os conteúdos ensinados, desde a postura certa para tocar o instrumento até a execução correta dos exercícios.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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