FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE FORTALEZA

Autores

  • Rayanne Barroso Silva
  • Thaís Borges Moreira
  • Lucas de Sousa Ribeiro
  • Maria Alina Oliveira Alencar de Araújo
  • Francisco Vilar Vasconcelos
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

O projeto: Educação científica em diversos contextos: uma integração teórico-prática é voltado para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. A ideia é ofertar cursos, oficinas e momentos de reflexão e discussão sobre como o professor ou o futuro docente podem promover uma educação científica nas escolas. As ações do projeto são organizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), que em 2019 promoveu encontros para a formação continuada de professores de ciências da rede municipal de Fortaleza. Neste trabalho, serão apresentados dois desses momentos formativos realizados em espaços não formais de aprendizagem, o Museu de Anatomia e o Núcleo de Ofiologia, ambos equipamentos da UFC. Para o encontro formativo que ocorreu no Musanart- Museu de Anatomia da UFC, o tema trabalhado foi o corpo humano. Para a formação foi realizada uma visita orientada ao museu e em seguida foi elaborado uma representação artística do corpo pelos professores, com a utilização de diversos materiais reaproveitados. O segundo espaço visitado foi o Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC) e na oportunidade foram discutidos os mitos e os conteúdos científicos relacionados aos ofídios, por meio de uma palestra, visitação ao local e de exposição de materiais. Também foi utilizado um jogo didático de perguntas e respostas sobre características e interações ecológicas envolvendo a classe dos Répteis. Nos encontros foram discutidos aspectos relacionados à educação científica e à BNCC. Assim, de acordo com o que foi vivido nessas experiências de formação e o que foi relatado pelos professores, concluímos que a promoção do ensino de ciências em espaços não formais contribui para o planejamento de aulas mais dinâmicas, criativas e prazerosas. Dessa forma, houve contribuição para formação de professores a partir das vivências realizadas nos espaços não formais. Agradecimento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão