PSICOEDUCA: CONTRIBUIÇÕES DA ANALISE DO COMPORTAMENTO PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar uma extensão que consistiu em um treino de Habilidades Sociais em discentes na escola EFFM Doutor César Cals, situada na cidade de Fortaleza. Outra finalidade é chamar atenção para a importância de projetos que beneficiem diretamente alunos e alunas da rede pública de ensino como um todo devido a carência de profissionais de psicologia no âmbito escolar. A inserção do projeto PsicoEduca aconteceu devido uma carência de políticas que abordassem de forma efetiva os problemas de relações interpessoais dos discentes, assim como problemas no modo de relacionar consigo mesmo. O projeto consistiu em encontros de cunho vivencial em que foram abordados os temas: Controle das Emoções, Mindfulness, Empatia, Autoestima, Ansiedade e Assertividade. Os encontros ocorreram semanalmente utilizando-se jogos, role plays, roda de conversa, prática em mindfullnes e material multimídia. Foi aplicado nas turmas de 1° ano manhã e tarde um Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, uma Escala de Satisfação com a Vida e um Questionário Sócio-Demográfico com intuito de avaliar os índices de HS e mapear as turmas no que diz respeito a idade, sexo, gênero, aspectos familiares, pessoais e dentre outros. A partir dessas escalas, foram selecionados 12 discentes das turmas da manhã a qual ficaram em contraturno para as atividades. No final das atividades do projeto, ainda foi ofertada uma palestra abordando autoestima para uma turma de 1o ano contendo em torno de 35 alunos e alunas. No fim das atividades, além de uma devolutiva do projeto para a escola quanto aos dados coletados nas escalas, foram colhidos feedbacks positivos pela coordenação, alunos e professores que consideraram o projeto essencial, tendo em vista o modo como constantemente sentem-se despreparados para lidar com as referidas temáticas, as quais todos os dias, de alguma forma, estão presentes na rotina escolar.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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