REDESIGN GRÁFICO E ARQUITETURAL DO REPOSITÓRIO ATHENA: UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOCENTE
Resumo
O Athena é um repositório online desenvolvido para armazenar recursos educacionais digitais(RED) para web e dispositivos móveis, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas áreas de Português e Matemática. Destinado, especialmente, a professores da rede pública de ensino, tem como finalidade servir de biblioteca para consulta dos professores e consequentemente, utilização dos materiais armazenados para serem empregados em sala de aula. Todo o material armazenado nesse repositório foi catalogado com base nos descritores da matriz do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com o objetivo de viabilizar uma seleção mais efetiva dos recursos por parte dos professores. Com sua interface reformulada em 2017, o Athena foi avaliado por professores da rede pública, durante uma formação realizada pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de aprendizagem (Proativa) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com os professores de português e matemática da Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro Álvaro Weyne em Fortaleza no qual detectou-se várias limitações relacionadas ao design de interação, além de apresentar um visual pouco atraente. Dessa forma, a proposta deste trabalho foi realizar o redesign tanto no âmbito arquitetural quanto gráfico do Athena, com foco na responsividade e aplicação do flat design, de modo que a atratividade e usabilidade do repositório, fossem potencializadas. No intuito de verificar se essa reestruturação e reprojeto sanaram as limitações do Athena, foi realizado uma nova pesquisa de natureza qualitativa, na qual foi aplicado um instrumento de avaliação do tipo questionário com 9 docentes da rede pública presentes em uma nova formação ofertada nos dias 9 e 23/11/2019 pelo Proativa e verificou-se que houve 88,9% de aceitação das novas funcionalidades e do novo visual. A referida pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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