SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE TECNOLOGIAS DURAS PRESENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: AÇÃO DE EXTENSÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS CRÍTICOS

Autores

  • Maria de Jesus Araujo De Oliveira
  • Edienovi da Costa Pereira
  • Fabian Elery Teixeira da Rocha
  • Kemyson Carmuça Amarante
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

INTRODUÇÃO: A simulação realística é uma metodologia de ensino contemporânea que reproduz um ambiente seguro e baseado nas experiências clínicas da vida real, portanto, torna-se relevante enquanto metodologia para o treinamento de competências e habilidades. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma simulação realística sobre tecnologias duras presentes dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva realizada no mês de maio de 2019. METODOLOGIA: A simulação ocorreu em período de 1 hora no laboratório de habilidades práticas de enfermagem da UFC, sendo desenvolvida através de uma situação em que acadêmicos tinham 30 minutos para pensar, escolher algum material ou objeto como auxílio e simular ação educativa para um acompanhante dentro do ambiente da UTI. RESULTADOS: Os acadêmicos tiveram como principais dificuldades o pouco tempo de 30 minutos para a elaboração de uma estratégia educativa mas esse tempo foi importante para simular uma situação de emergência na necessidade de realizar uma educação em saúde. Nesse sentido duas acadêmicas tiveram dificuldade em elaborar estratégias educativas sobre o tema proposto pois em seu primeiro semestre letivo ainda não haviam entrado em contato com a disciplina de Educação em saúde, que é a base para aprender princípios e conceitos essenciais para elaborar uma boa ação educativa, porém, essas mesmas acadêmicas apoiando-se nos outros três acadêmicos de semestre mais avançados e trocando experiências com estes mesmos colegas conseguiram simular a ação e falar sobre as tecnologias duras presentes em uma UTI. CONCLUSÃO: Com esta proposta, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Enfermagem em cuidados críticos, treinaram-se habilidades que serão usadas em semestre subsequentes dentro de uma UTI, podendo resultar assim na diminuição de eventos adversos para o paciente, além de permitir aos discentes a possibilidade de ter contato com diferentes situações e aprender como se portar frente a elas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão