A AULA PRÁTICA É UMA BOA FERRAMENTE PARA TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO?

Autores

  • Maria Luiza Linhares Monte
  • Christiano Franco Verola

Resumo

A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida na Terra, bem como para a saúde pública, entretanto, tem sofrido declínios em sua qualidade e quantidade. As ações antrópicas são a principal causa dos impactos que prejudicam a qualidade da água, onde a maioria das bacias de drenagem utilizadas atualmente encontram-se em estado de eutrofização, dessa forma, se reconhece a necessidade de educar para o meio ambiente e sensibilizar a população acerca das questões ambientais. Trabalhar essa temática com educação ambiental nas escolas pode ajudar na formação de cidadãos mais conscientes sobre o assunto, além disso buscar formas de tornar a transmissão desse conhecimento científico e ecológico mais dinâmico e agradável para os estudantes é uma forma de facilitar o aprendizado, dessa forma, esse estudo teve o objetivo de averiguar se a utilização da ferramenta de aulas práticas poderia melhor auxiliar na sensibilização dos alunos a respeito da problemática ambiental da água, e na melhor assimilação e memorização dos conteúdos científicos. Assim, foi desenvolvido um experimento em turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio, realizando uma aula teórica sobre a temática água e eutrofização, focando nas ações antrópicas como causa dessa eutrofização, e uma atividade prática com a mesma temática. Foi feito um experimento, analisando em microscópio óptico os microrganismos (microalgas e cianobactérias) presentes na água de uma região eutrofizada e de uma região não-eutrofizada. Foram aplicados questionários após cada atividade de natureza quantitativa (questões relacionadas ao conteúdo ministrado na atividade) e qualitativa (questões de opinião sobre a ferramenta utilizada) onde, pela da análise desses questionários, conseguiu-se perceber que a atividade prática executada foi muito relevante para o aprendizado, desenvolvimento de uma postura e pensamento científico, sensibilização dos alunos e formação de um pensamento crítico a respeito do assunto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência