A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA DE CONTABILIDADE BÁSICA DA UFC
Resumo
O processo de aprendizagem é complexo e desafiador, pois cada discente possui sua forma de compreender o conteúdo exposto. Logo, é relevante que o professor, com sua função de facilitador deste processo, busque ferramentas para auxiliá-lo no planejamento e na execução de boas práticas de ensino, como os materiais didáticos que são instrumentos de mediação nesta relação professor-aluno. No entanto, tratando-se da disciplina de Contabilidade Básica, que comporta importantes e basilares assuntos para o decorrer da formação acadêmica contábil, percebe-se que a literatura é incipiente quanto aos materiais didáticos atualizados. Este trabalho objetivou apresentar os materiais didáticos elaborados, pelos monitores, para a disciplina de Contabilidade Básica do curso de Ciências Contábeis. E, portanto, caracterizou-se como descritivo e documental. Os materiais elaborados foram listas de exercícios, referentes aos assuntos presentes na ementa da disciplina; um jogo educativo, denominado de “Passa ou Repassa”, por meio do qual foram abordadas questões de revisão dos conteúdos ministrados; e planilhas de controles internos para o docente, visando acompanhar o processo de avaliação formativa. As listas de exercícios foram disponibilizadas aos alunos, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e serviram para composição das notas. O jogo educativo foi aplicado à turma, mediante utilização do programa Power Point, dividindo-a em dois grupos e elegendo um representante de cada para ser o porta-voz das respostas. As planilhas e gráficos foram estruturados com informações referentes às entregas de atividades e às notas das avaliações, resultando em um acompanhamento dos desempenhos individuais. Conclui-se que, por meio da elaboração de materiais didáticos diversos e da utilização de metodologias ativas, a monitoria contribuiu significativamente para a disciplina em foco, bem como auxiliou o professor e a turma no processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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