A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE PRÉ-CAMPO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA.

Autores

  • Elizabete de Carvalho Barreto
  • Mariana Amâncio de Sousa Moraes
  • Amanda Barbosa Chaves
  • Marta Celina Linhares Sales

Resumo

Entende-se por monitoria atividades de ensino e apoio entre discentes, onde o monitor, sob a orientação do professor, auxilia os alunos nas atividades da disciplina. O presente estudo visa relatar a importância da aula de monitoria da disciplina de Climatologia Geográfica, realizada antes do campo que se deu nos dias 11,12 e 13 de setembro de 2019 . O objetivo do campo da disciplina é que o aluno desenvolva a capacidade de analisar mudanças topoclimáticas, microclimáticas e de tempo atmosférico. Para que possa ser realizada tal observação é necessário a utilização de determinados equipamentos, como Psicrômetro que analisa a quantidade de vapor d’água na atmosfera, o Anemômetro que registra velocidade do vento, Bússola para identificar a direção do vento, além de tabelas que fornecem dados de visibilidade, nebulosidade, conforto térmico, classificação de nuvens e umidade do ar. Com a intenção de que os alunos consigam utilizar tais aparelhos e métodos de modo eficaz é necessário que antes aconteça um pré-campo para ensinar a utilização de tais instrumentos. No dia desse pré-campo, que se deu durante o horário da disciplina, a turma ficou sob a responsabilidade dos monitores que, no primeiro momento dão a explicação teórica sobre os equipamentos e suas funções, e posteriormente dividem a turma em cinco grupos, de modo que estes sejam espalhados por diferentes pontos do campus para a aplicação prática e melhor entendimento de como funcionam os aparelhos, e como as características peculiares de cada local, vão influenciar no clima e tempo do mesmo. Nesse sentido, podemos notar a importância da monitoria no treinamento prático e como uma importante estratégia para melhor aproveitamento da disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência