A INFLUÊNCIA DA MICROBIOTA NA IMUNIDADE: VOCÊ PRECISA LER ESSA BULA!
Resumo
A imunologia é classificada pelos estudantes como uma disciplina complexa, por conter conteúdos considerados difíceis e com muitos aspectos moleculares. Muitos desses conteúdos fazem parte do dia-a-dia e tornam-se interessantes e mais compreensíveis quando contextualizados. No entanto, o que se vê na prática, é a utilização somente de aulas expositivas pelos professores o que pode levar a apenas uma memorização dos conteúdos pelos alunos. Com isso, sugere-se o uso de diferentes estratégias para minimizar a falta de interesse pelo assunto e superar as dificuldades com o conteúdo. Com objetivo de tornar a aprendizagem significativa e envolver mais os alunos, durante a última etapa da disciplina de Imunologia, no semestre de 2019.2, foi desenvolvida uma atividade para que os alunos trabalhassem diferentes conteúdos imunológicos com produção de diferentes gêneros textuais (GTs). A turma foi dividida em equipes e os temas sorteados. Os estudantes poderiam escolher os GTs que tivessem maior afinidade e facilidade para trabalhar. O conteúdo sorteado pela equipe foi “A Influência da Microbiota na Imunidade” e foi escolhido o gênero “bula de medicação”. Todo o texto sobre influência da microbiota na imunidade foi trabalhado e escrito em linguagem acessível numa bula. Para a apresentação, preparou-se uma caixa que simulava um medicamento na qual foi inserida a bula. O material foi apresentado em sala de aula e distribuído para os outros alunos para que pudessem acompanhar a leitura do texto. Observou-se que a metodologia aplicada conseguiu cumprir o objetivo de transmitir o conteúdo de forma dinâmica, lúdica e interativa. Todos os estudantes presentes participaram e demonstraram ter gostado do texto. Isso melhorou o aproveitamento nesta etapa da disciplina. Essa estratégia mostrou-se satisfatória, corroborando a importância de implementar aulas diferenciadas e usar metodologias ativas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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