A INFLUÊNCIA DA PROVA PRÁTICA NAS NOTAS DOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE GÊNESE E MORFOLOGIA DO SOLO - AK0011

Autores

  • Sabrina Maria Cavalcante Sousa
  • Ricardo Espíndola Romero
  • Jaedson Claudio Anunciato Mota
  • Ricardo Espindola Romero

Resumo

A disciplina de Gênese e Morfologia do Solo (AK0011) é ofertada aos estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo também ser disponibilizada aos demais cursos das Ciências Agrárias, e outros cursos afins, que necessitam de um conhecimento básico sobre a Ciência do Solo. Neste componente curricular, os estudantes participam de aulas teóricas e têm oportunidade ainda de prestigiar as aulas práticas, como a de identificação de rochas e minerais e as viagens de campo ao longo do semestre. As aulas práticas, em um modo geral, consistem em um importante recurso metodológico que potencializa o processo ensino-aprendizagem na disciplina, podendo melhorar o desempenho do discente ao longo do semestre, e ainda pode despertar a curiosidade e o interesse do aluno sobre o conteúdo em questão. Nesse contexto, foi realizado uma análise quantitativa da influência das notas das provas práticas em função das notas da 1° avaliação parcial e na média geral obtida no final do semestre, utilizando as notas gerais dos alunos que participaram da disciplina nos dois semestres dos anos de 2018 e 2019. Como resultados parciais obtidos até o momento, foi possível observar que nos dois anos 77,9% dos estudantes aumentaram o seu desempenho com as notas das provas práticas juntas com as notas da 1° avaliação e 66,4% se beneficiaram melhorando a nota da média geral da disciplina. Os outros estudantes não se beneficiaram com as notas das práticas ou não tiveram influência nas notas gerais da disciplina. Portanto, pode-se perceber que uma boa parte dos estudantes melhoraram na aprendizagem e no desempenho nos semestres com a inclusão das aulas e provas práticas na disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência