APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE FÍSICA FUNDAMENTAL PARA ENGENHARIA
Resumo
Física Fundamental é uma das disciplinas de suma importância no currículo dos alunos de engenharia. Isso se deve ao fato dela servir como pré-requisito de muitas cadeiras do currículo, além de ser a ciência básica para produzir conhecimento. Por conta disso se faz necessário tornar significativo o aprendizado. Visando isso, optou-se por uma abordagem diferente em sala de aula e nas monitorias, que busca aumentar o conhecimento dos alunos. Para isto, foi escolhida a Aprendizagem Cooperativa, já bastante difundida na Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de células estudantis organizadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A mesma tem como base a troca de experiências, de responsabilidades e o trabalho em grupo, aumentando a interação entre os alunos, fazendo-os trabalhar melhor em equipe, sendo uma qualidade muito importante no mercado de trabalho ao qual irão se inserir no futuro. Além disso, cria-se um sentimento maior de pertencimento à universidade, o que contribui para diminuir os índices de evasão da disciplina e do curso. Para isso, foram realizadas dinâmicas em sala pela professora Talita Felipe de Vasconcelos para difundir aos poucos essa metodologia ao grupo, além da produção de mapas conceituais e atividades em grupo, como resolução de questões e listas. Durante as monitorias, um momento especial ocorreu para se falar sobre a metodologia, mostrando um de seus pilares, a interação face a face, ou interação promotora, buscando mostrar-lhes os benefícios desta técnica. Foi realizado um pequeno questionário prévio com os alunos da disciplina, buscando saber o que eles conheciam sobre o assunto. Após os encontros outra enquete foi realizada, visando saber o feedback deles quanto ao pilar mostrado a eles, e, por meio dos dados coletados, foi possível chegar a conclusão de que a utilização do mesmo é viável e que os alunos observaram vantagens em sua utilização.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.