AVALIAÇÃO CLÍNICA OBSERVADA E ESTRUTURADA NA DISCIPLINA FARMACOLOGIA APLICADA
Resumo
Introdução: Para formação do farmacêutico é necessário que durante a graduação este desenvolva habilidades clínicas para viabilizar a realização de atribuições requisitadas em diferentes locais de atenção à saúde, de modo a atender às necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. Através da ACOE (Avaliação Clínica Observada e Estruturada), pode-se observar e analisar o desempenho dos estudantes em atividades clínicas específicas. Objetivo: Avaliar as habilidades clínicas de estudantes de Farmácia, na disciplina de Farmacologia Aplicada, durante um rodízio por estações clínicas, através de simulação realística de baixa fidelidade, contendo manequins. Metodologia: Os alunos em sala, do semestre 2019.1, foram separados em grupos de três, e estes seguiram para a avaliação, onde passaram por três estações contendo casos clínicos específicos, que envolvem o uso de formulações oftálmicas, aplicação de insulina, e uso de dispositivos inalatórios. O processo de avaliação foi composto pelas seguintes etapas: 1ª. Leitura do caso clínico; 2ª. Realização do procedimento especificado no referido caso (técnica), utilizando-se manequins que simulavam o paciente; 3ª. Avaliação através de instrumento estruturado (check-list), por supervisor e 4ª. Cálculo da nota a partir dos pesos estabelecidos para cada item do check-list. Resultados: Do total de 45 alunos, 31,11% alcançaram a nota máxima ao passarem nas três estações. A maior parte (68,89%) deixou de cumprir algum item do check-list. A estação referente à insulinoterapia foi a que mais ocasionou erros aos alunos. Conclusão: Nossos achados demonstraram a necessidade de realizar mais treinamentos nesse contexto, uma vez que os alunos, antes do ACOE, realizaram cada prática somente uma vez. A ideia é aprimorarmos essas práticas no laboratório de Habilidade Clínicas e de Comunicação I, do Curso de Farmácia, e intensificar a avaliação. A ACOE permitiu ter essa visão geral, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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