EFEITO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA RURAL

Autores

  • Cintia Martins Souza
  • Lorenzo Roberto Sgobaro Zanette

Resumo

As histórias em quadrinhos, com seu potencial em veicular informações de uma forma rápida e cativante, tem sido usada como ferramenta dentro do ensino de ciências. Os quadrinhos podem ser utilizados de diversas maneiras e para muitos temas, como biografias de cientistas, divulgação de pesquisas acadêmicas e educação ambiental. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar o efeito de uma história em quadrinho, que traz os temas ecologia e conservação da avifauna, em uma escola de zona rural no Ceará. Para abordar os temas citados, foi criada uma história em quadrinho com base em um trabalho de doutorado desenvolvido no PPGERN sobre comportamento animal da ave Cyanocorax cyanopogon na Fazenda Experimental Vale do Curu-UFC e aplicada na escola E.E.I.F Falconete Fialho. Na história em quadrinho duas crianças encontram um experimento científico de duas biólogas, assim fazem perguntas sobre o que seria aquilo e com as explicações das biólogas, os temas de conservação e ecologia surgem de uma forma fluida. A aplicação da aconteceu em três etapas: oficina de quadrinhos com o tema “Minha vida”, leitura da história em quadrinho sobre ecologia e conservação da avifauna e criação de quadrinhos com o tema “Minha vida”. A análise do efeito da história em quadrinho foi realizada através de comparações da frequência de desenhos e palavras relacionadas a natureza nas histórias em quadrinhos criadas pelos alunos antes e depois da leitura do quadrinho. Este trabalho conclui que a utilização de histórias tem um efeito positivo sobre o ensino de temas relacionados ecologia e conservação da avifauna, sendo uma ferramenta potencialmente muito útil na educação ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência