EVOLUÇÃO AUTO-PERCEBIDA NA REALIZAÇÃO DE CONSULTAS NA ÁREA DA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR EM SAÚDE MENTAL
Resumo
INTRODUÇÃO: A prática na área de Saúde Mental (SM) possibilita ao estudante perceber a riqueza do processo de interação com o paciente psiquiátrico, bem como a analisar suas intervenções, avaliar sua adequação e aprender a ser terapeuta, confrontando os seus limites e possibilidades de ajuda (SCHERER, 2001). Esse processo, entretanto, costuma gerar altos níveis de insegurança e tensão entre os estagiários, o que por sua vez é pouco investigado pela academia. OBJETIVO: Descrever a evolução dos níveis de confiança e dificuldade auto-percebidos por estudantes de enfermagem durante a realização de consultas na área de SM ao longo de 3 momentos: 1º. após aporte teórico da disciplina, 2º. após prática de estágio e 3º. após a Simulação Realística (SR). METODOLOGIA: estudo transversal descritivo-exploratório, mediado por questionário no Google Forms® com escala tipo Likert de 0-10, focado nos níveis de confiança e dificuldade auto-percebidos por estudantes durante a realização de consultas. Aplicado em 29 de nov. de 2019, teve como critério de inclusão a participação na SR. Análise quantitativa, realizada através da mensuração dos dados pelo cálculo do Ranking Médio (RM) da pontuação atribuída às respostas, sendo valores aproximados a 0 associados a menores e a 10 a maiores níveis de dificuldade/segurança. RESULTADOS: Amostra composta por 6 alunas do S6, com idade média de 22 anos (±1,79). Ranking Médio de confiança: 1º=2,8; 2º=7,6; 3º=8,5. Ranking Médio de dificuldade: 1º=6,3; 2º=3,3; 3º=5,5. CONCLUSÃO: Os níveis de confiança auto-percebidos foram gradualmente elevados no decorrer da teoria e prática da disciplina e após a participação na SR. Os níveis de dificuldade auto-percebidos após a participação na SR, por sua vez, foram inferidos como inferiores aos identificados após o aporte teórico da disciplina, mas superiores aos identificados no fim do período de estágio, em razão da sistematização apresentada e anteriormente não aplicada pela amostra na prática de estágio.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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