GUIA FOTOGRÁFICO PARA DISCIPLINA DE INVERTEBRADOS I
Resumo
No século 21, o aumento da cultura cibernética e o desenvolvimento das tecnologias fez com que a comunicação por imagens aumente, sendo produzidas e reproduzidas por todas as pessoas em todos os momentos, isso faz com que esse modo de linguagem seja muito importante para o processo de aprendizagem de hoje, por ser uma linguagem não verbal ela possui papel educativo de muita importância, pois possibilita variadas formas de percepção do conteúdo pelo visualizador. A zoologia é de grande relevância para as ciências biológicas, já que estuda as relações filogenéticas e evolutivas da enorme diversidade de formas e dos aspectos morfofuncionais dos animais, são essas as razões que fazem com que fotografias junto com legendas adicionais sejam o modo mais eficaz para o ensino de zoologia ser totalmente eficaz, por meio do foco das inúmeras estruturas e nomes dos grupos nas respectivas estruturas, assim a descrição de estruturas nos livros didáticos ou a dificuldade de achar imagens da internet contribuem com que esse recurso fique indisponível para os alunos, isso combinado com a falta de fontes confiáveis e imagens compatíveis com o material disponível para o ensino leva a confecção de um material próprio para ser usado pelos alunos durante a disciplina de invertebrados I. Foram tiradas fotos exclusivamente do material exibido nas aulas práticas, provenientes da coleção do Laboratório Didático de Zoologia Animal e do Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará, assim o guia será feito do material fotográfico com foque nas aulas práticas com os materiais exibidos para os alunos, sendo impresso e também ficando à disposição dos alunos e professores em arquivo. Com essa adição, as aulas práticas serão mais otimizadas para orientar os discentes nas estruturas mais importantes a serem notadas e onde estas se encontram, tanto como auxiliam os monitores e professores na instrução dos alunos, então é esperado um aproveitamento maior dos alunos na parte prática da disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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