IMPACTO DA MONITORIA DE CÁLCULO INFINITESIMAL NO DESEMPENHO DOS DISCENTES

Autores

  • Jose Vanderley Sousa de Freitas Filho
  • Leonardo Melo Bezerra
  • Natália Maria Cordeiro Barroso
  • Alexandre de Miranda Mont Alverne

Resumo

Na monitoria de cálculo infinitesimal foram desenvolvidas diversas atividades, entre as quais pode-se ressaltar a oferta de aulas extras, lecionadas semanalmente ou conforme a disponibilidade dos discentes com os objetivos de esclarecer as dúvidas dos alunos com dificuldade no entendimento de conteúdos e de aprofundar o conhecimento em determinados conceitos. Nas aulas de monitoria foram revisados tanto conteúdos teóricos como também foram realizadas aulas de resoluções de exercícios e tira-dúvidas. Este trabalho visa realizar uma análise do desempenho dos alunos que compareceram às aulas de monitoria ao longo no ano letivo considerando suas notas nas avaliações parciais. A metodologia utilizada nas aulas de monitoria foram: a revisão de conteúdos teóricos solicitados pelos discentes, a resolução de exercícios propostos por alunos e pelo o monitor e a produção de um resumo sobre o conteúdo lecionado em sala de aula. Além das aulas presenciais foi criado um grupo virtual em um aplicativo de comunicação de redes sociais permitindo a postagem de informes das aulas e dúvidas de alunos e suas resoluções. Foi realizada uma análise do desempenho dos alunos de duas turmas da disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharia permitindo a avaliação de diversos fatores, tais como: média e desvio padrão das notas das avaliações parciais, a influência do comparecimento às aulas de monitoria no desempenho dos alunos nas avaliações parciais e percentuais dos alunos por avaliação parcial com nota menor do que 4,0, maior ou igual a 4,0 e menor que 7,0 e maior que 7,0. Analisando detidamente os resultados obtidos foi possível concluir que o comparecimento às aulas de monitoria e a orientação do estudo individual dos alunos gera uma melhora significativa nas notas das suas avaliações no decorrer do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência