IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA I - FARMÁCIA: INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
A disciplina de Farmacognosia I é ministrada no segundo semestre do Curso de Farmácia-UFC, possui um conteúdo interdisciplinar, necessário, para conceder ao estudante uma visão crítica das etapas inerentes ao desenvolvimento de um medicamento a partir de produtos naturais. Dessa forma, visando torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e ao mesmo tempo concedendo ao estudante um maior protagonismo, o objetivo do presente trabalho foi implantar o método de aprendizagem baseada em equipe ou Team-based learning – TBL. Para tanto, o tema selecionado para estudo piloto com o TBL foi Regulamentação para Registro de Fitoterápicos, e também foram realizadas reuniões técnicas-científicas em equipe (total: 3/semestre), onde os estudantes foram progressivamente avaliados por uma banca examinadora formada por monitor, estudante de pós-graduação (Estágio de Docência) e Professor. O TBL foi dividido em três momentos: 1. Preparação do material: elaboração do questionário pelo docente, preparo do gabarito sob a forma de raspadinha e avaliação individual; 2. Compartilhamento (avaliação em equipe) e 3. Aplicação dos conceitos, feedback do professor . As três reuniões técnicas compreenderam: 1. Apresentação oral sobre o desenvolvimento de um extrato vegetal (conceitos); 2. Apresentação dos resultados parciais e feedback do trabalho pela banca e 3. Apresentação do relatório final pela equipe com feedback imediato. As atividades realizadas permitiram um maior protagonismo dos estudantes na formação de seus conhecimentos, uma maior aproximação dos monitores, exercendo práticas docentes através de discussões do desempenho das equipes, por exemplo. Ainda, proporcionaram aos estudantes aprimorarem suas habilidades de trabalho em equipe. Diante dos resultados satisfatórios obtidos pelo emprego de metodologias ativas, está planejado a inclusão de mais conteúdo programático na disciplina utilizando essa ferramenta adaptada à realidade da Ciência Farmacognosia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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