IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE A CECOTROFIA NA NUTRIÇÃO DE COELHOS
Resumo
Os coelhos são considerados herbívoros devido ao seu habito alimentar ser constituído de alimentos de origem vegetal, incluindo os volumosos. A fisiologia digestiva dos coelhos está relacionada com a cecotrofia, processo digestivo importante para melhorar principalmente a utilização de proteína e matéria seca da dieta. O objetivo foi mostrar aos alunos da disciplina de nutrição de não ruminantes algumas peculiaridades desses animais em relação a nutrição. A cecotrofia se deve ao fato do animal fazer simbioses com alguns microrganismos presentes no ceco, que fazem a fermentação de materiais fibrosos. No intestino grosso ocorre a separação das partículas de fibras menores em relação as maiores, onde essas últimas formarão as fezes duras, enquanto que as menores formarão os cecotrofos, fezes moles não verdadeiras. Os cecotrofos possuem em sua composição alguns nutrientes como aminoácidos, ácidos graxos voláteis, proteínas, minerais, vitaminas e água, além dos próprios microrganismos. A ingestão dos cecotrofos ocorre no período noturno, e assim evita que o animal tenha déficit nutricional. Fatores como a privação de água e ingestão inadequada de fibra podem interromper o processo da cecotrofia. Esse é um assunto abordado em sala de aula, no qual os alunos têm aulas práticas e teóricas expositivas, realizadas no laboratório de anatomia animal e setor de cunicultura da Universidade Federal do Ceará, para que os alunos tenham uma melhor compreensão do assunto. A monitoria tem papel fundamental na organização, agendamento e na preparação das aulas práticas, bem como no esclarecimento de dúvidas que possam surgir por parte dos alunos. A cecotrofia é um processo importante para os coelhos, onde o conhecimento dessa prática é essencial para que se possa atender as demandas nutricionais e garantir o perfeito funcionamento do sistema digestório dos coelhos, evitando problemas nutricionais que possam surgirPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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