METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA A MELHORIA NO APRENDIZADO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE GEOGRAFIA

Autores

  • Sarah Luana Maia do Nascimento
  • Fabiano Fontenele Farias
  • Adryane Gorayeb
  • Adryane Gorayeb Nogueira Caetano

Resumo

A Cartografia é ofertada no primeiro semestre do curso de Geografia, sendo uma disciplina de suma importância para a formação do(a) geógrafo(a), pois serve como base para as disciplinas da área instrumental. O projeto de monitoria contava com a presença da turma que era formada com uma média de 45 alunos, sendo aplicado em duas turmas (2019.1 e 2019.2) no ano de 2019. O objetivo do projeto de monitoria é auxiliar os(as) alunos(as) na compreensão dos conteúdo nas aulas. Na aula foi relevante a presença do monitor para maior aproximação entre discentes, professora e, também para leitura e interpretação de cartas, mapas, imagens de satélite. Aulas de revisão foram feitas quinzenalmente para aprofundar e tirar dúvidas restantes das aulas anteriores. Além das aulas, foram planejadas visitas técnicas e oficinas em campo para aplicar na prática os conteúdos programados. Foram feitas visitas ao Seara da Ciência, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oficinas de bússola e GPS foram feitas e aplicadas em campo. O resultado desse acompanhamento durante os dois semestres assistidos rendeu em notas acima da média e aprovação de 100% dos alunos. É de grande relevância a Monitoria de Cartografia e o papel do monitor para a disciplina e fixação do conteúdo pelos discentes, pois serão utilizados no decorrer do curso, das disciplinas e na sua formação profissional. A bolsa contribuiu para minha formação profissional pois pude colocar em prática o que aprendi no decorrer da disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência