O PORTFÓLIO DO DESENHO INFANTIL: UMA FERRAMENTA DE ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO GRÁFICO INFANTIL PARA ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC
Resumo
O presente trabalho se propõe a discutir o significado formativo do Portfólio do Desenho Infantil, um dos métodos avaliativos da disciplina de Arte e Educação (64h), ministrada pela Profa. Dra. Luciane Goldberg no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, para a formação de professores. Assim, o portfólio, se apresentando como o instrumental que contribui na construção de conhecimentos teóricos e práticos com os estudantes acerca das fases do desenvolvimento do grafismo infantil é de formato livre, mas apresenta uma estrutura base que, em síntese, solicita o deleite nos aportes teóricos do grafismo infantil para que os questionamentos acerca da importância desse estudo sejam embasados, bem como organize os desenhos infantis em cada uma das fases do desenvolvimento gráfico discutido pelos autores da área. No que tange a formação de professores, através da arte-educação possibilitamos a construção de um olhar sensível às experiências formativas, conhecimentos e novos sentidos para o fazer humano através das linguagens artísticas. Para tanto, no que se refere ao desenho infantil e a sua relação com as experiências formativas é com base nos estudos de Peralta-Castell (2012), Derdyk (1989) e Lowenfeld e Brittain (1977) que percebemos que, por meio do desenho, as crianças grafam seus movimentos, se comunicam e esquematizam seus pensamentos e leituras do mundo, assim como posteriormente articulam a linguagem desenho com os processos de escrita. Pretende-se assim, lançar um olhar qualitativo diante dos portfólios realizados pelos estudantes matriculados na disciplina em 2019, a fim de analisar as contribuições desse instrumento para a construção do pensamento reflexivo e crítico para com a arte infantil, verificando os aprendizados adquiridos pelos (as) pedagogos (as) em formação, visto que é uma urgência pedagógica o acesso aprofundado a esse conhecimento àqueles que atuarão nos processos de aprendizagem do ser humano.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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