O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINA DE CONTABILIDADE FINANCEIRA.
Resumo
O uso de metodologias ativas tem um papel importante no processo de ensino aprendizagem. A partir destas metologias, os alunos passam a aprender de forma autônoma e participativa, considerando problemas e situações reais. O objetivo do estudo é apresentar a percepção do uso de softwares contábeis para registro de transações contábeis, relacionadas ao conteúdo programático da disciplina de contabilidade intermediaria. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário, com respostas em escala likert, variando de concordo totalmente a discordo totalmente. O questionário foi respondido por 41 alunos da disciplina de contabilidade intermediaria, que utilizaram o sistema Fortes ao longo do semestre para registro de transações relacionadas ao conteúdo teórico aplicada em sala de aula. 34,2% dos estudantes tem vivência atual na área de contabilidade e os demais são estudantes ou bolsistas da UFC. 48,8% dos estudantes não apresentavam conhecimento anterior da utilização de software na área contábil e 14,6% conheciam parcialmente. A maioria dos estudantes, ou seja 70,7% dos estudantes concordam com a afirmativa de que a experiencia foi importante para a prospecção de estágio. 65,9% concordam que a metodologia é necessária para a disciplina e 56,1% concordam que traz contribuição para entendimento dos aspectos teóricos tratados na disciplina. Apesar da contribuição indicada pelas respostas anteriores, 19,5% dos estudantes entendem que os registros contábeis são melhor compreendidos quando trabalhados manualmente. 68,3% consideram importante a contribuição da utilização de software contábil na disciplina de contabilidade intermediária. Os alunos consideram como pontos fortes: a obtenção de de experiência, a colocação na prática o que se aprende, o contato com sistema contábil e maior fixação dos conteúdos, auxílio na compreensão do que foi aplicado. Como ponto fraco, foi colocado a necessidade de um melhor acompanhamento dos alunos e disponibilidade de laboratório.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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