ANÁLISE DO CONHECIMENTO EM EXAME CLÍNICO CARDIOPULMONAR ADQUIRIDO NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de semiologia médica, ofertada no quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, é imprescindível para as aulas práticas das disciplinas do ciclo clinico como a cardiologia e a pneumologia, ofertadas no quinto semestre, uma vez que o exame clinico é fundamental para investigação diagnóstica dos pacientes atendidos nestas especialidades. OBJETIVO: Analisar o conhecimento teórico e prático do exame clinico do aparelho cardiovascular e do aparelho respiratório adquirido na disciplina de semiologia médica, no semestre de 2019.1. METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário com questões objetivas a 32 estudantes do quinto semestre (2019.2) referente a segurança na realização do exame físico e na interpretação e identificação de achados patológicos no primeiro ambulatório das disciplinas referidas. RESULTADOS: A respeito da semiologia do aparelho cardiovascular, 75% responderam estar seguros na execução das manobras e apenas 31,25% responderam estar seguros na identificação e interpretação de achados patológicos no exame físico. No quesito semiologia do aparelho respiratório, 87,5% responderam estar seguros na execução das manobras e 62,5% responderam estar seguros na identificação e interpretação de achados patológicos no exame físico. Além disso, antes do primeiro ambulatório 68,75% fizeram revisão do tema utilizando o roteiro do módulo de semiologia, 18,75% assistiram os vídeos indicados no roteiro e 12,5% revisaram por meio de um livro texto. CONCLUSÃO: Portanto, um número importante dos estudantes mostraram-se seguros na execução da semiotécnica do aparelho cardiopulmonar, contudo existe uma deficiência na interpretação dos achados anormais sobretudo na disciplina de cardiologia. Diante disso, torna-se imprescindível aprimorar as aulas teóricas e as práticas do módulo de semiologia a fim de amenizar tais deficiências.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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