ENSINO DE ROBÓTICA AOS ALUNOS CALOUROS DAS ENGENHARIAS ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO, DO CAMPUS DE SOBRAL, COMO FERRAMENTA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO DOS CURSOS.
Resumo
A evasão de estudantes é um problema complexo que aflige as instituições de ensino superior (IES) em geral. Segundo o MEC (ministério da educação), a evasão é influenciada por fatores de ordem interna as instituições, externa as instituições e individuais dos alunos. Esses últimos, relacionam-se às habilidades de estudo dos alunos, seus traços de personalidade, sua formação escolar anterior, a escolha precoce da profissão, dificuldades pessoais de adaptação à vida universitária, desencanto com o curso escolhido, dificuldades recorrentes de reprovações ou baixa frequência e desinformação a respeito da natureza dos cursos. Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação elencam dentre aqueles que apresentam os maiores índices de evasão da Universidade Federal do Ceará. Neste contexto, este projeto contribui no enfrentamento da evasão propiciando um curso de Robótica aos alunos ingressantes das engenharias do campus de Sobral. Ministrado pelo monitor, sob supervisão do Docente, o curso foi ministrado no Campus das Engenharias de Sobral, com duração de 25 horas. Após uma breve explanação teórica, foram distribuídos aos estudantes kits didáticos de robótica para que esses, organizados em grupos, realizassem experimentos e a montagem de um carrinho robô autônomo com habilidade de evitamento de obstáculos. A ludicidade da proposta possibilitou trabalhar nos ingressantes múltiplos fatores individuais de evasão como: acolhimento aos estudante no ambiente acadêmico, motivação e informação sobre a natureza do curso, despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pela engenharia e o desenvolvimento habilidades de relacionamento interpessoal e de trabalho em grupo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD
Licença
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