O PAPEL DO PAIP PARA ESTÍMULO A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE CONFORME OPINIÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UFC-SOBRAL.

Autores

  • João Vitor Souza Marques
  • Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar
  • Emmanuelle Coelho Noronha

Resumo

Introdução: O ingresso à universidade implica uma série de modificações nas redes de amigos e de apoio dos jovens estudantes. Normalmente, até o término do ensino médio é na escola que ficam boa parte do tempo. Nesse local, é cobrado desempenho e compromisso, sob pena de sanções variadas. O mundo universitário, por outro lado, é bem menos estruturado que o mundo escolar. Além disso, há necessidade de estabelecer novos vínculos de amizade. Enquanto tais vínculos não se estabelecem, os estudantes contam apenas com seus próprios recursos psicológicos. Nesse contexto, a utilização de ferramentas que estimulem a permanência desses alunos na universidade torna-se de grande serventia, tendo os estudantes de semestres mais avançados papel relevante nesse estímulo. Objetivo: avaliar a importância do PAIP como método de incentivo a permanência na universidade. Metodologia: trata de um estudo transversal no qual foi aplicado um questionário a 31 alunos do 1 ° semestre do curso de medicina contendo as seguintes perguntas: 1- Qual fator de maior dificuldade para permanência no curso. 2- Qual o papel do PAIP para incentivo a permanência no curso? Resultados e discussão: foi observado que 23 alunos citam como principal dificuldade as diferentes atividades oferecidas durante a graduação (ligas, iniciação científica, monitorias). Além disso, 21 desses alunos acreditam que colegas de semestres mais avançados podem lhes auxiliar para maior entendimento. Nesse sentido, o PAIP atua justamente orientando esses alunos sobre como participar dos projetos, as formas de ingressos, quais as vantagens e desvantagens de cada atividade extracurricular, estimulando, dessa maneira, a permanência na graduação. Conclusão: Portanto, é notória a importância do PAIP com ferramenta de auxílio à adaptação dos estudantes dos semestres iniciais da graduação, incentivando, dessa forma, a permanência na universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD