CURSO ESTUDANDO COM AS TECNOLOGIAS: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES NOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Resumo
O objetivo é analisar a participação dos discentes comparada com a participação dos docentes no curso de Extensão “Estudando com as Tecnologias”, ofertado durante o primeiro semestre de 2020 pelo Instituto Universidade Virtual (UFC), na modalidade de Educação a Distância (EaD). O problema abordado diz respeito à necessidade de se pensar novas formas de trabalhar com situações cotidianas da vida acadêmica durante o período de ensino remoto, bem como a criação de rotinas de estudo, a aprendizagem de skills que ajudem durante o processo de ensino e de aprendizagem em ambiente virtual. O trabalho trata de um Relato de Experiência do curso, que teve 330 discentes inscritos, acompanhados por 13 docentes da UFC. A coleta de dados ocorreu de forma quantitativa, por meio do registro de comentários realizados pelos discentes e docentes dentro do Ambiente Solar. Para esta análise, foram utilizados dados de 5 dos 18 fóruns de discussão presentes no curso, considerando-se os mais frequentados pelos discentes. Cada fórum teve duração média de 85 dias, abertos concomitantemente. Diante de um total de 2.037 mensagens enviadas nos 5 fóruns durante o período analisado, as mensagens dos discentes (68%) caracterizaram um pouco mais que o dobro das mensagens enviadas pelos docentes (32%). O volume de mensagens enviadas pelos discentes do primeiro ao quinto fórum diminuiu 39%, enquanto o decréscimo nas mensagens dos docentes foi de 44%. Constatou-se que a participação dos discentes foi em maior número do que a dos docentes e se concentraram principalmente nos assuntos: como aprender, como gerenciar o tempo e se organizar, e, como fazer um plano de estudo. No caso dos docentes, os assuntos foram os mesmos, constatando-se que a proposta docente se voltou para o atendimento às necessidades dos discentes, mediante o esclarecimento de dúvidas. Pretende-se dar prosseguimento à investigação mediante oferta de novos cursos de formação de discentes no contexto da EaD nos semestres subsequentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.