GARANTIA DE DIREITOS ONLINE (LITERALMENTE)
Resumo
O projeto “#NaRedeComDireitos” visa discutir com crianças, pais, educadores e estudantes a defesa dos direitos na rede online. Em decorrência da pandemia, foi necessário adaptar e expandir o foco de discussões e atividades previstas. Neste período, foram realizados dois projetos inteiramente online que, além de falar dos direitos na internet, também abordaram as vivências e os desafios da quarentena enfrentados pelas famílias dentro de casa. Ambos os projetos foram desenvolvidos e executados pelo LabGrim - Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia, que participou ativamente na organização e divulgação dos eventos. O #NaRedeINDICA fez uma curadoria de atividades e conteúdos a serem realizados com as crianças, colaborando com a indicação de boas iniciativas a serem realizadas por pais com crianças e adolescentes no espaço doméstico. Foram pensadas três vertentes de indicações: para experimentar, em que selecionamos cursos e oportunidades disponíveis online; para assistir, em que indicamos séries, curtas, desenhos, filmes e todo tipo de produção audiovisual; e para brincar, que foi o desafio de explorar a imaginação dentro de casa, já que o contexto era de isolamento social. As postagens foram feitas semanalmente e divulgadas nas redes sociais do LabGrim e da Ria40tena - Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina, totalizando 37 posts e mais de 500 comentários e curtidas. O #NaRedeComLABGRIM promoveu uma série de encontros online com os pesquisadores do laboratório e com convidados de diferentes regiões do país para conversar sobre temas relacionados à comunicação e juventude, assunto de interesse do LabGrim há tempos. Tivemos 10 publicações nas redes sociais e somamos cerca de 150 participantes durante a série. O propósito inicial do projeto era o de fazer parcerias para ministrar oficinas presenciais, numa relação de contato direto, mas a pandemia nos impossibilitou de realizar estes encontros.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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