INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS DE RISCO NA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO FAMILIAR DA UFC
Resumo
O projeto de extensão Intervenção Precoce em Crianças de Risco, que ocorre na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é composto por docentes e estudantes de Educação Física e Fisioterapia que buscam oportunizar estímulos para o desenvolvimento motor (DM) da criança e orientar os familiares a fazerem o mesmo no ambiente domiciliar. O objetivo deste estudo é apresentar os dados referentes ao atendimento de bebês no projeto desde sua implantação, em 2020. Com abordagem centrada na família, inicialmente os bebês são submetidos à avaliação com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e, posteriormente, caso o bebê apresente atraso no DM, a equipe do projeto entra em contato com os familiares, convidando-os a participar, juntamente com o bebê, das sessões de intervenção (8 sessões, uma por semana) na CDFAM. Cada sessão de uma hora é composta por atividades de acolhimento e dinâmicas que trazem estímulos motores aos bebês, com materiais e práticas que podem ter e ocorrer dentro do lar. Análise descritiva, com frequência absoluta foi utilizada para apresentar os dados de atendimento do projeto. Cento e quarenta e oito bebês de 0-18 meses foram avaliados com a AIMS. Destes, 29 apresentaram atrasos no DM e todos foram convidados a participar do projeto de extensão (considerando a tentativa de contato). Onze participaram de alguma sessão de intervenção, mas apenas 4 participaram de 5 ou mais sessões. As crianças que participam de mais intervenções apresentam melhoras no DM. Ainda, os pais destas crianças relatam que o projeto é importante para o desenvolvimento infantil e para a interação da família com o bebê. Apesar disso, percebe-se a dificuldade na aderência dos familiares em comparecer ao projeto durante todo o período proposto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.