MUDANÇA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA REMOTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS.
Resumo
Compreender os processos que contribuem para o desenvolvimento do indivíduo é de suma importância para administrar as questões de ensino e aprendizagem. A partir do momento que são identificadas determinadas barreiras ao desenvolvimento, é necessário agir com compreensão e processos que irão auxiliar o indivíduo a se estabelecer e interagir com a sociedade. Dessa forma, o projeto de extensão “avaliação da coordenação motora de crianças” visa identificar possíveis dificuldades motoras e assim, auxiliar as crianças e seus responsáveis a diminuir o impacto que essas dificuldades possam acarretar na vida dessas crianças. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas diante de um ano de isolamento social, em que as ações do projeto para identificar e avaliar o padrão de desenvolvimento motor foram substituídas por ações instrutivas através de conteúdos produzidos para redes sociais. Postagens foram criadas e mantidas no perfil de rede social do Laboratório de Avaliação e Intervenção Motora (LAVIM), coordenado pela professora Marcela de Castro Ferracioli Gama e tinham como objetivo conscientizar o público-alvo da importância que o desenvolvimento motor tem na infância. Os conteúdos foram desenvolvidos com base em artigos científicos discutidos nas reuniões acadêmicas entre discentes e bolsistas do curso de Educação Física e Fisioterapia e Funcionalidade e em dicas de como estimular as crianças em casa. Além disso, também foi feita parceria com uma biblioteca comunitária da cidade a fim de retomar ações presenciais do projeto de extensão quando houver flexibilização das medidas de isolamento social. As experiências vivenciadas têm sido de grande valia para a formação acadêmica, pois é possível identificar outras formas de trabalho e ensino diante um período incomum em decorrência da pandemia da Covid-19.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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