O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE A ANEMIA FERROPRIVA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 (FF00.2014.PJ.0023)
Resumo
A anemia é uma síndrome clínica ou quadro laboratorial caracterizado por diminuição do hematócrito, da concentração de hemoglobina no sangue, ou da concentração de hemácias por unidade de volume (ZAGO, 2013). A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum dessa doença, principalmente em crianças e adolescentes. Com a pandemia da doença Coronavírus 2019 (COVID-19), prevê-se que as crianças em situações de vulnerabilidade sofram mais dos impactos diretos e indiretos da pandemia (SHUMBA, 2020), então ferramentas online, como videoaulas, podem proporcionar conhecimento a esses estudantes sobre a anemia ferropriva durante esse período de pandemia. Sendo assim, o objetivo deste presente estudo foi avaliar o uso de recursos audiovisuais como ferramenta de aprendizagem sobre anemia ferropriva durante a pandemia do COVID-19, para alunos de uma escola pública. Foi desenvolvido um vídeo e seu processo de elaboração iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, seguido da sistematização e delimitação do conteúdo, com base nos tópicos mais pertinentes do tema anemia ferropriva, que incluem os sintomas, causas e prevenção. O vídeo contém uma linguagem acessível às crianças e adolescentes, e recursos visuais como imagens, para facilitar o entendimento desses estudantes. Este material foi disponibilizado aos alunos da escola X por meio de um grupo no WhatsApp onde, nesse mesmo grupo, os alunos poderiam fazer perguntas relacionadas ao material enviado. Por fim, notou-se que os alunos demonstraram interesse no material pois houveram várias interações no grupo do WhatsApp com questionamentos sobre o conteúdo, e agradecimentos. Sendo assim, constata-se que essa ferramenta de vídeo foi bastante significativa para agregar conhecimento aos alunos sobre a anemia ferropriva, principalmente durante o período atual de pandemia.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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