PENSANDO CAMINHOS, CONSTRUINDO PROFISSÕES: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
O Projeto “Pensando Caminhos, Construindo Profissões” é uma extensão do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, e tem como objetivo problematizar, com os alunos do Ensino Médio, os tensionamentos envolvidos no período pré-vestibular e o processo de construção de um projeto de vida e escolha de profissão, transversalizando questões sobre práticas de saúde em tempos de pandemia. O projeto, cadastrado na PREX, é contemplado com uma bolsa de extensão remunerada. Utilizamos os princípios teórico-metodológico da pesquisa-intervenção (PI) e da e a pesquisa-ação participativa crítica (CPAR). Frente à pandemia da COVID-19, procuramos adaptar as discussões para as tensões do período pré-vestibular e da escolha profissional na nova forma remota de educação, que tem reduzido o acesso dos estudantes da rede pública a uma educação de qualidade (KOHAN, 2020, p.5). Todos os extensionistas do projeto têm participado de reuniões com gestores escolares e professores a fim de entender a demanda das escolas participantes. Em 2021, juntamente com representantes de cada série do ensino médio da EEFM Santo Amaro e da EEFM Poeta Patativa do Assaré, construímos conjuntamente uma lista de temas que vão ser seguidos nos encontros virtuais de rodas de conversa e oficinas. Foi desenvolvido com os alunos um questionário, por meio da plataforma Google Forms, para consultar os alunos sobre os temas de maior interesse dentro dos dois trajetos de discussões: saúde mental e projeto de vida, e perguntar como está sendo estudar de casa. O projeto tem procurado então reinventar estratégias de promoção de saúde e orientação profissional, ainda que diante das diversas dificuldades dos encontros remotos, de forma a permitir emergir e dar vazão às inquietações desse período.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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