RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAPACITAÇÃO EM AVALIAÇÃO PRIMÁRIA NO TRAUMA PARA ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: O trauma configura uma das principais causas de mortalidade no atendimento pré-hospitalar. Por isso, é fundamental o treinamento para prestar socorro de forma adequada e minimizar as possíveis complicações. A avaliação primária no trauma é uma das ferramentas que o profissional de saúde tem para tentar garantir a sobrevida do paciente. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará sobre uma aula teórico-prática de avaliação primária no ambiente pré-hospitalar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de acadêmicos da área da saúde em aula teórico-prática para a disciplina de atendimento pré-hospitalar do curso de enfermagem. Ao todo, participaram 20 alunos e 5 instrutores, sendo quatro integrantes do Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar – NUEMPH e uma professora da disciplina. Resultados: Na ocasião foi ministrada uma breve explanação sobre avaliação primária e logo em seguida foi realizada uma simulação realística de um atendimento. Como os alunos apenas tinham visto o conteúdo teórico da disciplina, notou-se um grande interesse em colocar em prática o conhecimento adquirido. O simulado proporcionou a que eles tivessem o primeiro contato com os materiais utilizados na avaliação primária do paciente, bem como usá-los de forma correta. Um exemplo que pode ser citado, foi demonstração do uso correto de um torniquete para a contenção de hemorragia externa grave. Conclusão: Esta experiência permitiu aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades nos estudantes em relação aos procedimentos realizados durante toda a abordagem na avaliação primária, além de poder refletir sobre os desafios de sua implementação na prática assistencial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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