O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Os metadados foram preenchidos completamente.
  • O trabalho consiste em editorial, artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos ou notas (carta ao editor, resenhas, expertises de convidados, ações de extensão).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, nas seções normas de publicação e submissão de trabalhos e critérios bibliográficos.
  • A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando submetido para avaliação por pares.
  • O idioma do trabalho é o português ou inglês (acompanhado de declaração de um tradutor juramentado).
  • Incluir as Declarações de Direito Autoral e de Conflito de Interesse devidamente assinadas nos Documentos Suplementares.
  • No caso de trabalho original, incluir o parecer de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos

Diretrizes para Autores

Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.


I. A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 
II. O trabalho deve representar contribuição científica para a área de Fisioterapia e/ou Saúde Funcional.
III. É obrigatório para submissão o preenchimento completo dos metadados. Incluindo a titulação de cada autor e co-autor.
IV. O espaço de publicação consistirá em editorial, artigos originais, artigos de revisão, relatos de casos, notas (carta ao editor, resenhas, expertises de convidados, ações de extensão) produzidos por autores internos e externos à Universidade Federal do Ceará.
V. O idioma da revista é o português, podendo ser aceitos trabalhos em inglês quando acompanhados de declaração de um tradutor juramentado. 


Os artigos originais devem ser estruturados conforme sequência abaixo:
I. Título
a. Título Completo em português - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.
b.Título completo em inglês - Compatível com o título em Portuguê e com no máximo 15 palavras.
c. "Short title" em português - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).

II. Resumo e Abstract
Devem conter: Introdução (Introduction), Objetivos (Objectives), Metodologia (Methodology), Resultados (Results) e Conclusões (Conclusions) ou Considerações Finais (Conclusions) mais relevantes da pesquisa. Parágrafo único em espaço simples com fonte tipo Time New Roman tamanho 10, este não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.
III. Descritores
De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh.
IV. Corpo do texto: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.
Incluir, em itens destacados:
Introdução: deve ser breve e clara, apresentando a fundamentação racional e o propósito do estudo.
Metodologia: descrever de forma clara como, quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos que foram seguidos, informando ainda o período e o local de realização da pesquisa. Deve permitir ao leitor reconstruir o processamento dos métodos empregados, sendo sintético e preciso.
Resultados: devem ser apresentados de forma objetiva, precisa e em sequência lógica. Tabelas e legendas devem constar em páginas individuais ao final do texto principal.

Gráficos e figuras devem ser enviadas como “Documento suplementar” em formatos .jpeg .tif .png com resolução mínima de 500dpis.

Discussão: deve realçar os achados importantes do estudo e confrontar os resultados obtidos no estudo com os da literatura, sugerindo explicações para possíveis discrepâncias encontradas incluindo comentários sobre as limitações da investigação.
Conclusão: deduções lógicas que correspondam aos objetivos do tema proposto.

Referências: Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 20 e 30 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto. Link para referências nas regras Vancouver: (http://www.fiocruz.br/bibsp/media/normas_bibensp.pdf)

Os artigos de revisão devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

I. Título
a. Título Completo - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.
b. "Short title" - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).
II. Resumo/Abstract
O Resumo e o Abstract devem identificar as seções principais do artigo: Introdução (Introduction), Metodologia (Methodology), Resultados (Results) e Considerações Finais (Concluding Remarks). Parágrafo único que não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.
III. Descritores
De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh.
IV. Corpo do texto: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Resultados e Considerações Finais. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.
Introdução: Deverá definir contextualizar o tema e problematizá-lo. As abreviaturas e termos novos ou pouco conhecidos devem ser definidos.
Metodologia: Descrever com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de metanálises).
Discussão e Resultados: Análise crítica da literatura. Deve ser estruturada com subtítulos que seguem uma ordem coerente. Análise metodológica dos artigos revisados. Conclusões válidas baseadas nos trabalhos revisados.

Gráficos e figuras devem ser enviadas como “Documento suplementar” em formatos .jpeg .tif .png com resolução mínima de 500dpis.

Referências
Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 20 e 30 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto. Link para referências nas regras Vancouver: (http://www.fiocruz.br/bibsp/media/normas_bibensp.pdf)


Os relatos de caso devem ser estruturados conforme sequência abaixo:

I. Título
a. Título Completo - Deve ser informativo, pertinente, conciso e atrativo, de forma a descrever o conteúdo do artigo com no máximo 15 palavras.
b. "Short title" - Deve ser relacionado ao título completo, mas contendo até quarenta caracteres (incluindo espaços).
II. Resumo/Abstract
O Resumo e o Abstract devem identificar as seções principais do relato de caso. Deve apresentar Introdução, Descrição do Relato de Caso e Discussão. Parágrafo único que não deve exceder 250 palavras. Não deve conter abreviaturas sem definição, exceto as conhecidas internacionalmente.
III. Descritores
De acordo com o conteúdo do trabalho. Em número de 3 a 5. Estão de acordo com o Decs ou Mesh
IV. Corpo do texto: Introdução, Descrição do Relato de Caso e Discussão. O texto deve ser formatado de acordo com as seguintes regras: 15.000 a 20.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5.
Introdução: Deverá apresentar o problema em questão com uma breve revisão da literatura sob os aspectos clínicos e terapêuticos ou diagnostico diferencial em relação o caso apresentado.
Descrição do Relato de Caso: Estruturada em tópicos. Deve identificar os sujeitos da pesquisa, omitindo o nome. Apresentar antecedentes pessoais e familiares. Descreve todas as etapas de acompanhamento do caso (ex: início, a evolução e o estado atual do caso). Discussão do diagnóstico, bem como possíveis diagnósticos. Descreve a terapêutica empregada.
Discussão: Deverá contrapor dados do caso apresentado “semelhanças e diferenças” com um caso da literatura e demonstrar a contribuição trazida com a apresentação do caso.
Referências
Devem estar de acordo com as regras de Vancouver, apresentando entre 15 e 20 referências sendo 60% destas publicadas com menos de 10 anos em periódicos indexados. Todas as referências devem estar citadas ao longo do texto.Link para referências nas regras Vancouver: (http://www.fiocruz.br/bibsp/media/normas_bibensp.pdf)

OBS: É obrigatória a submissão de cópia do termo de consentimento assinado pelo paciente para publicação do relato de caso.

As notas podem ser: carta ao editor, resenhas, expertises de convidados ou ações de extensão.

O texto deve ser estrurado em parágrafo único formatado de acordo com as seguintes regras: 10.000 a 15.000 caracteres, com espaço; Formato Word for Windows; Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; Margem esquerda, direita, superior e inferior: 2,5. A carta ao editor é utilizada para que os leitores da revista possam externar suas opiniões sobre os temas e artigos nela publicados.

 

ARTIGOS ORIGINAIS

Novas informações com materiais e métodos e resultados sistematicamente relatados.

ARTIGOS DE REVISÃO

Síntese atualizada de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da literatura consultada e conclusões.

RELATO DE CASO

Apresentando condições patológicas ou métodos/procedimentos incomuns que dificultem a execução de um estudo científico.

NOTAS

Espaço de publicação de carta ao editor, resenhas, expertises de convidados, ações de extensão por autores internos e/ou externos à Universidade Federal do Ceará.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.