Foco e Scopo

A Revista Labor tem como objetivo discutir questões atuais e voltadas para o debate do campo educacional, aceitando trabalhos relacionados à área educacional e ao mundo do trabalho, desde que atendidos os pré-requisitos abaixo:

I - Textos inéditos, isto é, que não tenham sido publicados em outros meios, sejam eles livros, periódicos ou anais de eventos.

II – Devem ter o corpo do texto redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês ou italiano;

III – O Resumo - quando o texto for em língua diversa - deverá ter uma versão em português;

IV – Os trabalhos de autores brasileiros deverão, se aprovados, possuir uma versão original em língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês ou italiano). A responsabilidade e custos com a tradução deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do trabalho. Serão publicados as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido deverá constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

V - Devem ser compostos por até três (3) autores:

  1. a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de mestrando ou superior.
  2. b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de mestrando ou superior, sendo os demais com qualquer formação.

VI - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, Ensino, Economia Política, Educação Profissional, Sociologia, História, Serviço Social e outras áreas desde que alinhadas com o escopo teórico marxista e neomarxista.

VII - Devem estar explícitos os objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências, podendo ser um estudo teórico e/ou empírico;

VII - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos autores.

 

Entrevistas

As entrevistas são realizadas a critério dos editores, destacando análise do entrevistado sobre questões relacionadas à Economia Política, Sociabilidade e Educação.

Resenhas
Devem tratar de livros, filmes, artigos científicos, obedecendo aos critérios de escrita da ABNT e devem ser redigidas exclusivamente por Doutores.

Não será cobrado, em hipótese alguma, taxas ou valores de qualquer natureza para processamento ou submissão de trabalhos científicos ou entrevistas.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.


Periodicidade

A Revista terá periodicidade semestral, sempre Jan/Jun e Jul/Dez de cada ano.



Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.