A Midi(c)alização da Cura

Auteurs

  • Antônio Fausto Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mots-clés :

Midiatização, Religião, Discursos, Estratégias

Résumé

Com base em pesquisa de um conjunto de teleemissões veiculadas em canais televisivos brasileiros, (abertos, a cabo e temáticos), no período de 2002/2004, estuda-se a permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélicas eCatólica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descreve-se o funcionamento dos dispositivos midiáticos das emissões telerreligiosas que enunciamestratégias discursivas sobre os processos através dos quais o campo religioso lida com demandas e buscas de processos de curas para as diferentes formas de mal estar, que acometema saúde do corpo e da mente de milhões de indivíduos, assolados pelas consequências do enfrentamento das questões sócio-econômico-político-culturais do Brasil contemporâneo.

Biographie de l'auteur

Antônio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professor titular do PPGCC-Unisinos. Jornalista. Pesquisador credenciado junto ao CNPq. Consultor de agências, autor de livros.

Téléchargements

Publiée

2010-12-21

Comment citer

Fausto Neto, A. (2010). A Midi(c)alização da Cura. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 1(1), 29–45. Consulté à l’adresse http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1160

Numéro

Rubrique

Artigos