Foco

A Revista de Psicologia da UFC é uma publicação semestral, dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFC, de textos inéditos em psicologia ou a ela relacionados, cujos temas sejam de reconhecida relevância científica.

Missão

Publicar textos inéditos, cujos temas sejam de reconhecida relevância científica para o campo da psicologia, em suas diversas áreas de conhecimento, e que privilegiem pesquisas condizentes com os respectivos referenciais teóricos e metodológicos dos sistemas e teorias em psicologia. Pretende, ainda, publicar textos psicanalíticos e de outras áreas do conhecimento que contribuam para o avanço ou a retomada de questões de interesse para o progresso da psicologia.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos serão enviados a pareceristas ad hoc, no sistema de avaliação por pares, e sendo preservado o anonimato do processo - blind review.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista de Psicologia da UFC também não cobra pelo envio e processamento dos artigos, ou seja, não existe nenhum custo para os autores.

 

Indexadores


Informação para Autores

Não serão aceitos textos que consistam unicamente na revisão de literatura de um determinado assunto, a não ser quando esta consista numa problematização inédita do mesmo.

Serão aceitos textos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:
1. Relato de pesquisa (mínimo 10 e máximo de 25 laudas);
2. Estudo teórico (mínimo 10 e máximo 25 laudas);
3. Ensaio ( mínimo 10 e máximo 25 laudas);
4. Estudo de casos ou relatos de experiências institucionais (mínimo 8 e máximo 15 laudas);
5. Resenha (mínimo 3 e máximo 5 laudas);
6. Conferências (mínimo de 10 e máximo de 25);
7. Entrevista (mínimo 8 e máximo 25 laudas);


Observações:
Serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, desde que representem uma contribuição de significância para a psicologia e tenham sido sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. Nesses casos, no entanto, o autor deverá enviar para os editores a autorização do editor do periódico onde o texto foi primeiramente publicado, devidamente assinada.
Os textos serão aceitos em português, francês, inglês e espanhol, devidamenterevisados. O resumo, título e descritores deverão constar na língua de origem e em inglês.
Os textos em língua estrangeira serão publicados na quantidade máxima de três por número. As opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da Revista de Psicologia da UFC, o(s)mesmo(s) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo por outro periódico nacional. Àqueles que forem aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito, como assinalado anteriormente.
Será exigido, dos textos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, nos termos das Resoluções 466/12 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório/ protocolo da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Tal requisito não se aplica a textos que se ocupem de casos clínicos, decorrentes de tratamentos já encerrados e desde que a identidade dos pacientes seja preservada em todos os sentidos.
Se possível, os autores devem evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações. No caso da inclusão de um ou mais destes ítens, o texto só será encaminhado para análise pelos editores se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada em Revista de Psicologia da UFC.

Os textos que se enquadram na categoria "resenha" devem ser baseados em livros que foram publicados nos últimos 3 ou 5 anos.

Todos os documentos exigidos devem estar em arquivos de word ou serem digitalizadose enviados via Internet para o endereço eletrônico da revista.

Na página inicial dos artigos, abaixo do título, deve constar o nome completo, sem abreviações, de todos os autores. Na nota de rodapé deve constar, de todos os autores: o nome completo e país da instituição a que estão vinculados, sem abreviações; a formação e o e-mail de cada autor.


Procedimentos para submissão e avaliação do manuscrito
A agilidade do processo editorial depende da observância, pelos autores, das normas da revista e da correção gramatical do texto, uma vez que textos que não obedeçam estes critérios mínimos serão imediatamente devolvidos aos seus autores e não serão encaminhados para avaliação pelo Conselho Editorial.
A avaliação dos manuscritos recebidos seguirá os seguintes passos:
1. Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelos Editores. No caso de estarem de acordo com as normas adotadas pelo periódico e forem considerados como potencialmente publicáveis pela Revista de Psicologia serão encaminhados aos Membros do Conselho Editorial - dos quais participam conselheiros internacionais e de outras regiões do Brasil - e ao Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.
2. Os pareceres ajuizarão se os textos serão integralmente aceitos; aceitos com recomendação de reformulações ou integralmente recusados.
3. Os autores serão comunicados acerca do resultado do parecer emitido acerca daviabilidade ou não da publicação de seu texto.

Reapresentação e publicação dos trabalhos apreciados
1. Nos casos em que forem recomendadas alterações no texto, os mesmos só serão novamente encaminhados para a devida reavaliação se todos os ajustes feitos pelos autores estiverem destacados no texto revisado.
2. O conselho editorial poderá realizar a revisão de linguagem. Quando julga rnecessária.
3. Nos casos em que o conselho editorial julgar pertinentes modificações de linguagem substanciais, que possam alterar a idéia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o texto reformulado no prazo máximo determinado pelo editor.
4. O processo de avaliação será feito mediante o encaminhamento ao conselho editorial ou a pareceristas ad hoc sempre que necessário. Em todos os casos, a identidade dos autores e consultores será mantida em sigilo.
5. O conselho editorial será composto prioritariamente por Professores Doutores que integrem Programas de Pós-graduação em Instituições de Ensino Superior e/ ou por profissionais de reconhecido saber pertencentes a Sociedades Científicas e/ou a Instituições de pesquisa e de difusão do saber.
6. A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.
7. O processo de editoração será devidamente informado aos autores.

Instruções aos autores acerca da apresentação dos textos.

A Revista de Psicologia da UFC adota as normas de publicação da APA (American Psychological Association) atualmente em vigor, para todo o documento, ressaltando que as referências bibliográficas e o estilo de citação devem observar as referidas normas. O link http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/libraryFiles/downloadPublic/43 fornece algumas orientações para uso das referidas normas. Disponibilizamos, também, dois links de gerenciadores de referência: https://www.ukessays.com/referencing/apa/generator/ https://zbib.org/.

Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser enviados para nosso endereço eletrônico. O editor de texto deve ser o Microsoft Word 2007 ou posterior, em espaço duplo em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, (em todas as partes do manuscrito com exceção de tabelas, onde é permitido o uso de espaço simples ou de um espaço e meio), obedecendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere. A configuração da página deverá ser A4, com formatação de 2,5cm para as margens superior e inferior e de 3 cm para as margens esquerda e direita.

Documentos que devem ser apresentados juntamente com o texto.
Todo e qualquer texto encaminhado à Revista de Psicologia da UFC deve obrigatoriamente ser acompanhado de carta assinada por todos os autores (conforme modelo abaixo), onde esteja devidamente explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho para publicação. A carta também deve conter a autorização para reformulação de linguagem, se necessária para atender aos padrões da Revista. Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo quatro autores. Todos os documentos complementares devem ser anexados, em arquivo do Word e enviados conjuntamentecom o texto. No arquivo no qual estará contido o texto não deve haver nenhum tipo de identificação do(s) autor(es), nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir o sigilo
da avaliação. Caso isso seja descumprido, os editores devolverão o texto ao seu autor.

Modelos relacionados com o processo de apresentação dos textos
1. Modelo de carta de encaminhamento:
Encaminhamos à Revista de Psicologia da UFC para apreciação e possível publicação, o (Relato de Pesquisa, Estudo teórico, Estudo de caso, Relato de experiência, Resenha, Conferência, Entrevista, Debate).
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original e que seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Atestamos, ainda, que o mesmo não foi submetido a outra revista para publicação.
Caso seja necessária, autorizamos a reformulação de linguagem com o intuito de atender aos padrões da referida revista.
Atenciosamente,
Nomes
Assinaturas de todos os autores

Organização para apresentação dos trabalhos e ordem a ser seguida

1. Folha de rosto identificada (em arquivo separado) contendo:

1.1. Título pleno em português ou na língua de origem contendo, no máximo, 15 palavras.

1.2. Título pleno em inglês, compatível com o título em português.

1.3. Nome de cada um dos autores seguido da afiliação institucional e email. Endereço completo do primeiro autor para correspondência. Se necessário, notas dos autores e agradecimentos.

2. Folha de rosto não identificada contendo título pleno em português ou na língua de origem e em inglês.

3. Folha contendo Resumo, em português ou na língua de origem.Todos os textos, exceto as resenhas, entrevistas e debates devem conter resumos com 150 a 200 palavras. Ao resumo devem seguir de 3 a 5 palavras-chave (A primeira iniciando com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

4. Folha contendo Abstract e keywords, tradução do resumo e das palavras-chave em inglês.

5. Folha contendo títulos de todas as figuras, numeradas conforme indicado no texto.
As figuras, tabelas e os gráficos deverão, além das instruções específicas a seguir, considerar que: serão aceitos o total de no máximo 5 (cinco), considerando-se a somatória dessas categorias.

6. Figuras, incluindo legenda, uma por página em papel, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Para assegurar qualidade de reprodução as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia (resolução mínima de 300 dpi); Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 11,5 cm para figuras, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária.

7. Tabelas, incluindo título e notas, devem ser apresentadas uma por página, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em seqüência às referências bibliográficas. Na publicação impressa a tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé.

8. Exceto no caso de resenhas, debates entrevistas e conferências, o texto deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens. As notas de rodapé, se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao final do texto e nunca ao pé das páginas, e deverão ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere à nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser
indicados no texto.

A Revista de Psicologia da UFC não cobra pelo envio e processamento dos artigos, ou seja, não existe nenhum custo para os autores.