Caso Clínico Virtual

uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Waldeyde Oderilda Magalhães dos Santos Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas
  • David Silva Nogueira Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas
  • George Lucas Augusto Trindade da Silva Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas
  • Desirée Emelly Gomes Nascimento Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3117-7234
  • Rachid Pinto Zacarias Filho Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Objetivos: Esta pesquisa visa verificar o estado da arte sobre o uso de casos clínicos virtuais como recurso educacional na área da saúde. Métodos: Desta forma, realizaram-se buscas nas bases de dados da MEDLINE, LILACS e SciELO de artigos publicados entre janeiro de 2012 a setembro de 2018. Resultados: Foram encontrados 497 estudos, dos quais foram selecionados 31 artigos. Constatou-se que as áreas que mais utilizam casos clínicos são Medicina, Enfermagem e Odontologia, sendo maior a área da Medicina (51,61%) e o continente norte-americano o que tem mais publicações sobre o uso de casos clínicos. Casos clínicos são importantes ferramentas complementares de ensino-aprendizagem em saúde. Considerações finais: Constatou-se, nos artigos pesquisados, evidências que o uso de pacientes virtuais acarreta benefícios significativos para o ensino de saúde, e sua grande aplicabilidade na Enfermagem, Medicina e Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldeyde Oderilda Magalhães dos Santos, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES). Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), possui MBA em Gestão e Auditoria dos Sistemas de Saúde (F.OSWALDO CRUZ), especialização em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde (UNINORTE), Especialização em Programa Saúde da Família (UFAM). Professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Gerente do Pólo de Telessaúdea - PTA/UEA, atuou como Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional-Pró-Saúde e Representante Institucional da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da Universidade do Estado do Amazonas, atuou como membro da Comissão de Políticas Públicas do CFO-Conselho Federal de Odontologia. Atualmente, é Coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia.

David Silva Nogueira, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é Bolsista de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia da UEA, tendo como função atuar nas áreas de pesquisa, produção científica e desenvolvimento de tecnologias educacionais para a saúde. Foi monitor das disciplinas de Patologia Geral e Ortopedia.

George Lucas Augusto Trindade da Silva, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM). Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES, membro-fundador da Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LAMSAE). Foi integrante do projeto Terapia Intensiva da Alegria, que utiliza o brincar, a música e o brinquedo como métodos lúdico-terapêuticos nos hospitais. Foi monitor das disciplinas: Introdução ao Estudo de Enfermagem, Módulo de Semiotécnica e Anamnese e Exame Físico. Foi Bolsista de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia da UEA, tendo como função atuar nas áreas de pesquisa, produção científica e desenvolvimento de tecnologias educacionais para a saúde, onde pude participar do desenvolvimento do projeto Imagens Clínicas e do (re)Cursos UEA. 

Desirée Emelly Gomes Nascimento, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PROFNIT/FORTEC na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Possui especialização em MBA em Gestão de Projetos, graduação em Engenharia Química, ambos pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Atualmente, é integrante da equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNASUS Amazônia.

Rachid Pinto Zacarias Filho, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialização em Implantodontia pela Universidade Niltonlins (2007), Mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - REDE BIONORTE pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Atualmente, é docente concursado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Downloads

Publicado

2019-07-15