Contribuições de um curso de especialização em saúde da família para a prática profissional do enfermeiro

Autores

  • Martina Zuchetti Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Márcia da Rosa Costa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Adriana Aparecida Paz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Aline Corrêa de Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Resumo

Objetivo: avaliar as contribuições de um curso de Especialização em Saúde da Família, oferecido na modalidade a distância, para a prática profissional do Enfermeiro. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva elaborada por meio da análise documental dos portfólios de enfermeiros que realizaram um curso de Especialização em Saúde da Família. Foi elaborado e utilizado um instrumento de coleta de informações, sendo estas analisadas com a técnica de análise temática proposta por Braun e Clarke. Resultado: foram analisados os portfólios de 23 enfermeiros que realizaram o curso. Emergiram duas categorias temáticas: “Ressignificação do Processo de Trabalho”, que versa sobre a modificação das práticas de trabalho após o curso; e “Recursos Facilitadores do Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância”, que discorre sobre as estratégias que auxiliaram os enfermeiros no processo ensino-aprendizagem. Conclusão: a partir dos resultados, acredita-se que o curso ofertado na modalidade a distância é uma estratégia que contribui para o aprimoramento da prática profissional dos enfermeiros que atuam em Estratégia de Saúde de Família, proporcionando qualificação crítico-reflexiva ao Enfermeiro e, desse modo, incentivando a Educação Permanente em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martina Zuchetti , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Enfermeira. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Márcia da Rosa Costa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde ingressou em 2009. É Pró-Reitora de Graduação da UFCSPA, gestão 2017-2020. 

Adriana Aparecida Paz , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014), Mestrado em Enfermagem UFRGS (2004) e Graduação em Enfermagem UFRGS (2002). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Informática Biomédica, e no Curso de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Enfermagem. Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Informática Biomédica. Vice-Coordenadora do Projeto Universidade Aberta do SUS (UNASUS/UFCSPA). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEn/UFCSPA),no Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NEPOT/UFCSPA) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST/UFCSPA).

Aline Corrêa de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Enfermagem (2005) também pela UFRGS. Concluiu Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: Atenção Básica na Escola de Saúde Pública RS (2003). Graduação Enfermagem (2000) pela UFRGS. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Área de atuação Saúde Pública. Coordena a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) da UFCSPA e é professora do Programa de Mestrado Profissional de Saúde da Família (PROFSAÙDE).

Downloads

Publicado

2019-07-15