Curso de formação para professores-autores

um relato de experiência

Autores

  • Deysianne Costa das Chagas Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Emília Figueiredo de Oliveira Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Paola Trindade Garcia Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Regimarina Soares Reis Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Judith Rafaelle Oliveira Pinho Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Stephanie Matos Silva Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão
  • Steffi Greice de Castro Lima Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de um curso UNA-SUS UFMA em formação para professores-autores sobre elaboração de situações de aprendizagem para cursos EaD autoinstrucionais. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve o Curso “Elaboração de Situações de Aprendizagem para Cursos EaD autoinstrucionais” desenvolvido pela coordenação de produção pedagógica da UNA-SUS UFMA. Resultados: O curso foi desenvolvido na modalidade EaD, com carga horária total de 60 horas. Foi dividido em duas unidades educacionais, que abordavam as especificidades da elaboração de situações de aprendizagem e a aplicação de algumas diretrizes de elaboração do material didático direcionado à EaD. Como atividade avaliativa do curso, o professor-autor deveria enviar uma atividade de postagem, que consistia na elaboração de um roteiro síntese de uma situação problema, que foi utilizada como critério para certificação. Esta primeira onda de formação contou com 5 professores-autores. Conclusões: A estrutura e dinâmica do curso buscou contribuir para a formação de professores-autores que atuarão na elaboração de situações de aprendizagem para cursos EaD autoinstrucionais, promovendo o direcionamento para a construção de recursos educacionais adequados para esta modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deysianne Costa das Chagas, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Nutrição (2008), mestrado (2010) e doutorado (2016) em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de epidemiologia e educação nutricional.

Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA), Mestrado e Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA (UNC-Chapel Hill/USA). É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA. É Diretora Científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. É líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde (CNPq/UFMA). 

Paola Trindade Garcia, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Fisioterapeuta, doutorado em Saúde Coletiva (UFMA) , mestre em Saúde Coletiva (UFMA), Residência Multiprofissional em Saúde (UFMA). Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em educação à distancia e em metodologias ativas de ensino. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da Una-SUS/UFMA.

Regimarina Soares Reis, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde (Labgestão) - FIOCRUZ/RJ. Apoiadora de Gestão em Saúde com Uso de Evidências/Facilitadora - IEP/Sírio-Libanês. Mestre e doutora em Saúde Coletiva - UFMA. MBA em Gestão em Saúde - FGV. Especialista em Gestão Pedagógica - UFMG. Especialista em Processos Educacionais em Saúde - IEP/Sírio Libanês. Graduada em Enfermagem - UFMA. Experiência em saúde coletiva, pesquisa, gestão pedagógica, metodologias inovadoras de ensino aprendizagem, educação presencial e mediada por tecnologia.

Judith Rafaelle Oliveira Pinho, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UFMA. Especialista em docência do ensino superior pela UFMA, Especialista em Gestão Pedagógica pela UFMG, Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela UNB, Especialista em Estatística pela UEMA. Fellow Faimer Brasil - 2015. Membro do Conselho Eatadual de Saúde do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, gestão em saúde, educação em saúde, metodologias ativas, integração ensino-serviço.desnutrição intrauterina e defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário, saúde pública, epidemiologia.

Stephanie Matos Silva, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Pós graduanda em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e pós graduanda em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é supervisora de Design Instrucional na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA). 

Steffi Greice de Castro Lima, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Maranhão

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional.

Downloads

Publicado

2019-07-16