Saúde Digital e Gestão Compartilhada

como podem ser associadas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a9

Resumo

Introdução: O avanço tecnológico na sociedade é um fato e faz-se necessário considerar o uso de tecnologias nos sistemas de saúde, aumentando o escopo de intervenções no âmbito da atenção e da gestão. Os objetivos do estudo foram analisar a associação entre tecnologias em saúde e gestão compartilhada e identificar as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a gestão compartilhada em saúde. Métodos: Estudo qualitativo. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura com artigos científicos em língua portuguesa e inglesa. Encontradas 115 publicações na MEDLINE e 3 na Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Resultados: Analisou-se 8 produções, publicadas no período de 2008 a 2018, identificando-se experiências de avaliação de tecnologias em saúde em 25 países com o exercício de gestão compartilhada. O Projeto de Lei Federal Nº 9.617/2018 foi incluso por propor a gestão compartilhada através da comunicação na internet, totalizando 9 produções. É possível o público participar da gestão em saúde utilizando ferramentas
tecnológicas. Conclusão: Tem-se a ampliação da incorporação de tecnologias na saúde e o seu constante desenvolvimento no contexto nacional e internacional. A gestão compartilhada em saúde através das TICs é uma intervenção de saúde digital que poderá fortalecer a participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Luiza de Paulo Evangelista, Fiocruz-CE

Assistente Social Sanitarista com registro no CRESS 3ª Região nº 6751. Especialista em Saúde Coletiva na modalidade Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Pótere Assessoria Social e da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) nas seguintes áreas: Saúde Coletiva e Serviço Social. Product Owner no Projeto Gissa Idoso da Fiocruz-CE. Membro do grupo de pesquisa LARIISA (Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde), coordenado pelos Drs. Luiz Odorico Monteiro de Andrade (FIOCRUZ/UFC) e Antônio Mauro Barbosa Oliveira (IFCE). Membro do grupo de pesquisa Educação e Colaboração Interprofissional para o SUS e a Estratégia Saúde da Família (UFC). Membro do grupo de pesquisa Essência: Laboratório de Pesquisas em Ensino e Gestão do Conhecimento, da Educação e do Trabalho em Saúde (Fiocruz-CE). Membro da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Avaliação em Sistemas de Saúde (RIPASS). 

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Fundação Oswaldo Cruz no Ceará

Médica, Doutora em medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo em 2006. Atualmente é Pesquisadora Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, onde coordena o Mestrado PROFSAUDE e a Pesquisa Campo de Práticas Profissionais e Acesso ao Cuidado na ESF do Ceará, compondo também o corpo docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF. Possui estágio Pós-Doctor no Departamento de Ciências da Educação na Universidade de Montreal no Canadá. Mestre em Saúde Pública pela UFC. Atua como docente no mestrado acadêmico em saúde da família da UFC e é membro também do quadro de docentes do Mestrado em Saúde Pública da UFC. Foi Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará no período de 2011 a 2014, quando foram criados os Programas de Residência Médica de Pediatria e Obstetrícia em Rede, a Residência Integrada em Saúde, que engloba onze ênfases comunitárias e hospitalares de Residência Multiprofissional. Na sua gestão da ESP do Ceará também foram criados novos cursos técnicos em saúde, entre eles o Curso Técnico em Acolhimento e o Curso Técnico em Atenção Pré-hospitalar. Integrou o grupo de professores que implantou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no município de Sobral. 

Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Médico, Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal no Canadá. Pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da FIOCRUZ. Professor Adjunto do Curso de Medicina e Coordenador do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Sobral. Professor Orientador do Doutorado em Saúde Coletiva e do Mestrado em Saúde Pública (UFC). Professor Visitante da UNICAMP, do Curso de Especialização em Direito Sanitário. Em 2016 Participou do Programa sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Foi Deputado Federal eleito (2015-2018) Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (2011-2014). Em 2009, recebeu o Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS. Em 2010, recebeu pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Medalha da Ordem do Mérito do Médico na qualidade de Comendador. Como fruto do seu Pós-Doutorado e em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Federal do Ceará, das Universidades de Montreal e de Ottawa no Canadá e da Universidade de Grenoble na França, coordena o Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde (LARIISA) que vem desenvolvendo um aplicativo na área da saúde para o Cinturão Digital do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-12-20