Criação e aplicação de um jogo educativo como proposta de ensino aprendizagem a alunos de monitoria na área de Anatomia Humana Geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a3

Resumo

Introdução e objetivos: A disciplina de Anatomia Humana é ofertada nos primeiros anos de graduação, e algumas dificuldades são relatadas pelos discentes. Esse estudo propôs elaborar e aplicar um jogo educativo de Anatomia à discentes participantes de um programa de monitoria. Método: Relato de experiência realizado de julho/2016 a julho/2017, período vigente ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) do pesquisador no UNIFANOR/WYDEN. A pesquisa constou de cinco fases desde o processo de elaboração até a aplicação do jogo. Resultados: O jogo nomeado Anatomicamente foi elaborado em tabuleiro contemplando os sistemas: esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório e genital masculino/feminino. A aplicação do jogo inferiu que os participantes demonstraram sentimento de ansiedade e quanto ao desempenho analisado, a partir da aplicação do questionário em dois momentos da pesquisa, percebeu-se que os alunos obtiveram uma melhora na pontuação em relação aos acertos das questões. Conclusão: Pode-se considerar que a criação de um jogo educativo é viável como proposta de metodologia ativa lúdica e atraente para o processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana. Sugerem-se que sejam realizados novos estudos nessa temática, a fim de se ter maior entendimento quanto ao processo de inserção de metodologias ativas no ensino à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Jhone Coelho da Silva, Centro Universitário Faculdades do Nordeste - UNIFANOR Wyden

Pós-graduando em Terapia Intensiva na modalidade Especialização Lato Sensu pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Faculdades do Nordeste/Programa Universidade para Todos (UNIFANOR/PROUNI). Atualmente é Fisioterapeuta da Unidade Neonatal do Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (HDGMM).

Anairtes Martins de Melo, Centro Universitário Faculdades do Nordeste - UNIFANOR Wyden

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora mestre do CENTRO UNIVERSITÁRIO FANOR/ UNIFANOR WYDEN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO DE NIVEL SUPERIOR, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Idosos, Tecnologia em saúde, Gerontologia e sub área: acidentes por queda.

Downloads

Publicado

2019-12-20