Diálogos entre Educação Física e Tecnologias

novas perspectivas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a5

Resumo

Introdução: Os avanços tecnológicos podem ampliar os horizontes na perspectiva do envolvimento com as atividades físicas, permitindo inclusive alterações que visem melhorias na saúde, como combate a inatividade física e as suas consequências. O crescimento no uso de aplicativos viabilizado pela expansão dos smartphones abre espaço para o autoconhecimento e outras possibilidades, ampliando o leque de intervenções. Objetivo: Avaliar o possível impacto dos aplicativos nas práticas de atividades físicas, bem como a percepção dos usuários quanto à motivação. Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva com 90 praticantes, por meio do uso de questionário. Resultados: Constatou-se interesse pelo uso das tecnologias e pelos dados disponibilizados, comparações com aos próprios resultados, elevada motivação pelo acesso às informações e interesse por estratégias que visam manter engajamento. Conclusão: Percebe-se que esta utilização é uma realidade, bem como impacta nas atividades físicas de muitos praticantes, fazendo com que sua consolidação exija discussões sobre pontos positivos e negativos, inclusive na inclusão em intervenções profissionais e na conscientização dos usuários quanto ao uso. O número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa foi 2.479.588.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Henrique Verzani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Especialista em Treinamento Desportivo (Estácio), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Kauan Galvão Morão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Guilherme Bagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP (1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE)(2011-17), no IB/UNESP. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. 

Adriane Beatriz de Souza Serapião, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1992) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Engenharia Elétrica (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Rio Claro-SP, e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG-DEHUTE), do Instituto de Biociências (IB).

Downloads

Publicado

2019-12-20