Elaboração de protocolo para confecção de dispositivo corretivo ocular customizado impresso 3D para crianças acometidas com microcefalia

Autores

  • Diogo Pontes Costa Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-8330-7208
  • Nadja Maria da Silva Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • José Augusto de Oliveira Neto Universidade Estadual da Paraíba
  • Rafael Grotta Grempel Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.res3

Resumo

Objetivo: desenvolver um protocolo para materialização de armação de óculos para crianças com Microcefalia, sendo desenvolvido por meio de um software CAD (Projeto Auxiliado por Computador) de criação virtual de código aberto (OnShape) e obtido por Impressão tridimensional pelo processamento de Filament Deposition Modeling – FDM, utilizando o filamento de Poliuretano Termoplástico (TPU) como material. Método: Trata-se de uma investigação aplicada e experimental. Resultado e discussão: Inicialmente, apresenta-se os principais temas para a fundamentação da proposta de projeto, as informações acerca das Tecnologias Assistivas e do desenvolvimento das tecnologias de manufatura aditiva aplicadas à saúde. Além disso, observa-se a descrição do procedimento adotado no projeto e a necessidade de uma revisão sistemática e do levantamento de dados antropométricos da cabeça das crianças. Ademais, houve a necessidade de desenvolvimento de uma coleta de dados com as medidas faciais antropométricas das crianças e submete-las à análise com intuído de extrair as médias e com isso criar um humanoide 3D que foi utilizado como suporte no desenvolvimento da proposta, visto que assim, foi possível desenvolver alguns testes de interação com o dispositivo, antes mesmo de ser impresso tridimensionalmente. Então, após essa criação, foi possível partir para o desenvolvimento do dispositivo e criação do protocolo, que contou com o uso dos softwares livres de modelagem virtual, com a utilização das impressoras 3D, bem como com o processo de pós-acabamento. Posteriormente, foi realizado um teste para validação do protocolo da criação da armação com alguns projetistas, com intenção de melhorá-lo e mitigar as possíveis falhas. Por fim, o arquivo CAD da armação de óculo foi disponibilizado, gratuitamente, em plataformas digitais, a fim de serem utilizados em laboratórios da rede Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusão: O desenvolvimento deste protocolo como recurso acessível aos profissionais do SUS para a criação de um modelo de armação de óculos impresso em 3D, sob preceito open-source, permite que haja um melhor entendimento do processo de produtos impressos, além da simplificação na prototipação do produto em questão. Podemos observar, ao longo do trabalho, uma série de produtos inovadores que atendem às demandas da população, contudo, este projeto, permite-se ir além do modelo impresso em 3D, pois compreendemos que os procedimentos aqui adotados, bem como os arquivos elaborados, apoiam a perspectiva de que os sistemas CAD/CAM são acessíveis a qualquer indivíduo que se propusera estudá-los e desenvolve-los. Observou-se também o método adotado nesta pesquisa em consonância com os identificados na Revisão de Literatura e na Sistemática. Além disso, houve uma nova abordagem na pré-visualização da interação entre produto/usuário, possibilitando a diminuição de erros nas tomadas de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Pontes Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre pelo Programa Pós-Graduação Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGCTS) com ênfase em Desenvolvimento de Produtos e Processos para tecnologia em Saúde; Pós-graduado em Design de Interiores pelo Programa de Especialização da Faculdade Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento, CESED; e Formado em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor Substituto do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba e Pesquisador pelo Núcleo de Tecnologias em Saúde (NUTES).

 

Nadja Maria da Silva Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora (2013) e Mestra (2009) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Tem Especializações em Dentística Restauradora (2006) pela Associação Brasileira de Odontologia secção Paraíba (ABO/PB) e Programa de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FACISA) (2007). Atualmente é Chefe do Departamento de Odontologia /UEPB. É Diretora Técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias para Saúde (PPGCTS) em nível de Mestrado Profissionalizante/NUTES/UEPB.

José Augusto de Oliveira Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (1997), mestrado em Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2000) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010).

Rafael Grotta Grempel, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas

Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odontologia, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações