Tecnologias digitais para o ensino em saúde: relato de experiências e a convergência para o Projeto AVAS21

Autores

  • Zilma Silveira Nogueira Reis
  • Maria do Carmo Barros de Melo
  • Edison José Corrêa
  • Alamanda Kfoury Pereira
  • Dimitri Bassani dos Santos
  • Humberto José Alves

Resumo

Objetivo: discutir oportunidades atuais para o emprego de ambientes virtuais de ensino em saúde (AVAS) e mostrar como estes têm sido utilizados em uma faculdade de medicina. Método: as experiências formativas com utilização de AVAS foram levantadas e analisadas por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na busca de convergência ao disponibilizar conteúdos no formato digital. Resultados: o acervo institucional inclui cursos completos, aulas, vídeos educativos, imagens, jogos e aplicativos, além de plataformas de ensino, teleconsultorias e simulação virtual, evidenciando uma presença marcante na formação profissional. A educação continuada a distância foi a demanda que mais originou material pedagógico em formato digital. Conclusões: o AVAS tem contribuído para viabilizar a educação em condições em que professor e aluno não compartilham espaço e tempo, mas o sistema também pode, na Faculdade, contribuir para aprimorar o ensino na modalidade presencial.

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Publicado

2016-09-19