Experiência com Metodologia Ativa Digital – Sistemática Aluno-Docente para Educação Interativa

Palavras-chave: Educação em saúde, Educação médica, Teleducação interativa, Teleducação, eLearning

Resumo

Introdução: A transformação digital vem promovendo mudanças na educação, acelerando e ampliando o EaD.  Devido às necessidades de formar profissionais com características para o cenário contemporâneo, é preciso desenvolver novos recursos e dinâmicas que possam potencializar a educação, tornando-a mais interativa, estimular diversas habilidades e estar em sincronia com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) para graduação em Medicina (2014). Objetivo: idealizar, estruturar e aplicar uma dinâmica educacional interativa que integre aprendizagem baseada em projeto e em equipe com aprendizagem significativa apoiada por plataforma educacional Moodle ampliada. Método: Organização da sistemática Aluno-Docente com aplicação de três recursos baseados em plataforma educacional para estímulo a perguntas, realização de Design Thinking, estímulo à pesquisa e trabalho em equipe. Organização de estudantes em grupos temáticos específicos para trabalhos por metas com elaboração de sínteses e questões de provas. Aplicação da sistemática em disciplina obrigatória de Telemedicina. Resultados: Foi desenvolvida e aplicada a sistemática em duas turmas de graduação do 6º período de medicina, envolvendo um docente e um Designer de aprendizagem. Foi aplicada uma enquete para avaliar a percepção individual, que mostrou que 92,68% dos alunos avaliaram a dinâmica como Boa e Excelente. Conclusão: Foi possível estruturar e aplicar uma sistemática educacional interativa incluindo dinâmica de Design Thinking, integrado a plataforma educacional Moodle com bom indicador de satisfação dos alunos e de fácil implementação.

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Biografia do Autor

Maíra Lie Chao, Universidade de São Paulo e União das Faculdades de Grandes Lagos

Especialista em Direção de Arte em Comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes. Pós-graduanda lato sensu em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac. Atua como designer instrucional, designer educacional / designer de comunicação educacional para o planejamento, aplicação de metodologia educacional e gestão de plataformas educacionais interativas e objetos educacionais de aprendizagem.

Gabriel Antonio Roberto, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Cleto Winch Janeiro, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Caio Caetano de Queiroz, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Lung Wen Chao, Universidade de São Paulo / União das Faculdades de Grandes Lagos

Professor da Universidade de São Paulo, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP e Líder do Grupo de Pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth no CNPq/MCTIC. Responsável por desenvolvimento e avaliação Projetos de Telemedicina, Telehomecare, Casas Inteligentes e eCare. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM). Orientador pelos programas de Pós-Graduação de Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da FMUSP. Coordenador dos Projetos: Homem Virtual, Jovem Doutor e Pró-Inovalabs (laboratórios de inovação em educação). Consultor em Educação Interativa 4.0 Metacognitiva e Laboratórios de Inovação para Cursos de Graduação de Medicina.

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Publicado
2022-06-30